terça-feira, 29 de março de 2011

Qualidade de vida sobre trilhos

Ontem, 28 de março, nosso Sindicato se reuniu  com os representantes das principais entidades sindicais de Osasco e região, na sede social de Presidente Altino.

Participaram da comissão, o Conselho Intersindical , Sindicato dos  Metalúrgicos, Sindicato da Construção Civil, Sindicato dos Condutores, Sindicato dos Frentistas, Sindicato dos Servidores Públicos, entre outros.


O objetivo do encontro, foi  discutir a  privatização do transporte público estatal e alinhar estratégias que beneficiem a população, entre elas, a implantação do bilhete único na cidade de Osasco.

Também foi colocado em pauta, o transporte sobre os trilhos como uma das principais formas de desafogar o caótico transito de São Paulo, Osasco e região oeste, e como as entidades sindicais poderão interferir de maneira significativa junto ao governo, para a transformação de um  transporte coletivo estruturado.

De acordo com a matéria publicada na Revista Ferroviária em setembro de 2010, não é de hoje que estudos estão sendo direcionados para a  ferrovia , já que isso provocaria um deslocamento da população para áreas com melhor qualidade de vida, evitando os atuais problemas de mobilidade urbana, além de apresentar uma enorme vantagem para o meio ambiente.

A comissão defende que este investimento deve ser aplicado de forma correta, resultando em qualidade de vida para todos.

Durante a reunião, foram estabelecidas algumas ações especificas e um novo encontro foi agendado para o dia  30/03/2011, às 9:00hs , no Sindicato dos Comerciários – Rua: Antonio B.Coutinho, 118 – Centro de Osasco/ SP, na reunião do Conselho Intersindical.

As entidades contam com o apoio da imprensa para divulgação dos eventos e com a população para auxilia-los nesta luta sem bandeiras partidárias.


Por Camila Mendes
Da Redação 

sexta-feira, 25 de março de 2011

Beneficios

Sede de Presidente Altino reforça atendimento jurídico

Atendendo as reivindicações de seus associados, a subsede de  Presidente Altino, reforçou sua equipe jurídica  com objetivo de agilizar o atendimento, para todos que já possuem  processos trabalhistas ajuizados pelo Sindicato.

O atendimento jurídico gratuito, é um dos principais beneficios da entidade que, se preocupa sempre em disponibilizar prfissionais capacitados e dispostos a atender as necessidades de seus associados.

Confira os dias e os horários dos plantões 

Dia
Horário

Advogado

Segunda-Feira

09:00 às 13:00 hs
Para esclarecimento de dúvidas e consultas de processos em andamento.

Dra. Luana Farias

Terça-Feira

09:00 às 13:00 hs
Para esclarecimento dúvidas e aberturas
de processos.

Dr.Marcelo Trigueiros

Terça-Feira

09:00 às 17:00 hs
Para esclarecimento de dúvidas e consultas de processos em andamento.

Dra. Luana Farias



Informações pelo telefone: (11) 3681- 8550 ou Acesse: www.sinfer.org.br 

Por Camila Mendes
Da Redação 

quinta-feira, 24 de março de 2011

Em pauta

Câmara quer regulamentar o trabalho em empresas de transporte sobre trilhos

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 8033/10, do deputado Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS), que regulamenta o trabalho em empresas de transporte de passageiros sobre trilhos. A proposta permite a fixação, em acordo ou convenção coletiva, da jornada de trabalho e do salário mínimo dos trabalhadores que atuam na condução de trens, locomotivas e veículos leves sobre trilhos, na operação de equipamentos instalados nas vias ou nas estações e nos centros de controle operacional.
"Privilegiamos assim as características, realidades, dificuldades, fatores geográficos e culturais existentes nos estados brasileiros, que são muito diferentes, cada qual trazendo consigo peculiaridades e especificidades que não podem ser tratadas de forma genérica por qualquer diploma legal", argumenta Mendes Ribeiro Filho.
Ainda segundo a proposta, os trabalhadores envolvidos nas atividades operacionais citadas passam a receber a denominação de metroviários, ferroviários e metroferroviários, para distingui-los daqueles envolvidos com as demais atividades das empresas do setor.
Tramitação
O projeto tramita apensado ao PL 115/07, do ex-deputado Edmilson Valentim, que também regulamenta a atividade profissional de metroviários, metroferroviários e ferroviários. As propostas serão analisadas pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e depois pelo Plenário.

Fonte: 17/03/2011 - Agência Câmara de Notícias ⁄ Foto: fatosnoespelho.blogspot.com

Campanha Salarial 2011 - Participe!

Resultado da 4ª rodada: Nenhuma cláusula nova foi aceita. Teremos que pressionar!


Apesar de uma nova diretoria ter assumido, na última rodada de negociação realizada no dia 17/03, a
CPTM demonstrou que a prática da gestão anterior continua a mesma e que o discurso não mudou: “Não
podemos colocar esta questão no ACT pois, estamos impedidos pelos órgãos de governo”.

Das 11 cláusulas discutidas, nenhuma foi aceita  pela empresa e apenas promessas foram feitas. Além disso, nenhuma proposta econômica foi apresentada.

Um dos itens abordados na reunião foi o PPR de 2011. No início do mês de abril será feita uma reunião
que contará com a presença dos Sindicatos para uma avaliação dos números dos indicadores e metas que
serão aplicados no programa.

O Sindicato, mais uma vez, cobrou uma posição sobre o PCS vigente desde 1996,onde a estrutura do plano foi alterada com a criação de novos cargos como o de escalante e supervisor de limpeza. Haverá uma reunião específica para discutir o assunto.

Foi questionado também o posicionamento em relação ao novo PCCS. A CPTM informou que o Plano está no CODEC desde 2009 e a nova diretoria já solicitou ao órgão o seu reencaminhamento.

Quanto à REFER, a CPTM informou que já tem autorização da Secretaria da Fazenda para transformar o atual plano de benefício definido para contribuição definida, entretanto, isso só não basta, depende também
da União que, para equacionar o plano e estende -lo a todos exige a liquidação da dívida deixada pela CBTU. 

Também foi reivindicada uma posição em relação ao descumprimento da cláusula 023 do atual ACT, já que a empresa não vem concedendo os empréstimos consignados com as instituições conveniadas, ficando o Banco do Brasil com esta exclusividade. A CPTM se posicionará até a última rodada de negociação.


A próxima rodada será dia 31/03 ás 9:00hs na  Rua Boa Vista, 170 - Mezanino 
Local: Auditório "C".

Participe! É muito importante o comprometimento da categoria em todo o processo.

Não fique de fora!



quinta-feira, 3 de março de 2011

Campanha Salarial 2011 / 2012

Próxima rodada será dia 17/03


A 3ª rodada de negociação não trouxe grandes novidades para o Acordo Coletivo de Trabalho 2011 / 2012.


Foram discutidas 11 cláusulas, mas nenhum avanço foi feito em relação aos novos itens da pauta de reivindicação da categoria.


O único grande passo dado ficou restrito à Integralização Auxílio Doença. A partir da finalização deste acordo, os aposentados que continuam trabalhando, caso fiquem afastados por auxílio doença e acidente do trabalho, receberão a diferença entre o valor do benefício previdenciário (aposentadoria) e a sua remuneração líquida (salário), o que antes não ocorria.
            
Faltam ainda 12 pontos da pauta para serem negociados, dentre eles: reajuste salarial, vale refeição, auxílio materno-infantil, patrimônio / PCS, Previdência Privada, Adicional de Risco de Vida para o Pessoal de Estação.
            
A próxima rodada será no dia 16/03 às 9 horas no Shelton Inn Hotel na Avenida Cásper Líbero, 115 - 2° andar.
            É muito importante a participação da categoria no processo. Apenas com esta ação teremos mais conquistas.


Saiba quais foram os pontos discutidos

Integralização do Benefício Previdenciário - atendida;
Benefício Saúde - mantida, com alteração do parágrafo terceiro, garantindo que a Empresa consultará o Sindicato, antes do término do contrato, quando for prorrogar ou contratar nova prestadora do serviço;
Benefício Odontológico - apesar de já ter sido discutida na reunião anterior, a CPTM estenderá as mesmas condições do benefício saúde para este benefício;
Licença para Acompanhamento Médico-familiar - mantida conforme ACT atual;
Acervo Técnico - a Empresa trará uma proposta de redação para a cláusula;
Jornada de Trabalho - mantida conforme ACT atual. Será feita uma reunião específica para discutir o ranking;
Desconto Assistencial - mantida conforme ACT atual;
Estabilidade do Afastado por Doença - não atendida;
Convênio Farmácia - A CPTM estuda a possibilidade de colocar o pleito quando for elaborar nova licitação;
Vale alimentação - A CPTM estuda a possibilidade de colocar o pleito quando for elaborar nova licitação;
Parceria Público- Privada - PPP - o Sindicato solicitou à CPTM ofício garantindo que nenhum trabalhador será prejudicado em razão das PPPs igual consignado pela outra diretoria anterior.