quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Sindicato realiza Fórum em Defesa do Transporte Público e Estatal

Ontem, 23  de Fevereiro, aconteceu na sede social do Sindicato, um  Fórum em Defesa do Transporte Público e Estatal.


O objetivo central foi alinhar o plano estratégico do grupo e criar um novo calendário de ações, envolvendo não só as entidades participantes, como também a população.


Participaram do encontro, o Sindicato dos Metroviários de São Paulo, Sindicato dos Trabalhadores da USP, Conselho Intersindical, o movimento estudantil Passe Livre e o  Deputado Marcos Martins do PT, o Presidente da Câmara Municipal de Osasco Aluísio da Silva Pinheiro ,entre outras entidades.


O fórum defende a não privatização de qualquer serviço público e luta contra a atual política do governo do Estado de São Paulo.Isso se deu, após o governo ter anunciado, a intenção de passar para as mãos de empresas privadas as linhas 5 do metrô e 9 da CPTM.


Ficou estabelecido a criação de materias específicos para a luta e um novo encontro para o dia 16/03, na sede social do Sindicato dos Ferroviários da Sorocabana, na Rua Reverendo João Euclides Pereira, 29 - Presidente Altino/ Osasco - SP.


As entidades contam com o apoio de todos os setores da sociedade, sem dar importância a qualquer bandeira partidária, pois sua busca é  um bem comum, ou seja,  um trnasporte gerido e pensado por pessoas que o utilizam : Os cidadãos.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

DISSÍDIO 2007 / CPTM - Ganhamos mais uma!


Fonte da imagem:  ideiasimpertinentes.blogspot.com
A CPTM se frustrou mais uma vez ao recorrer da Decisão do Ministro Presidente do TST, que indeferiu o processamento do Recurso Extraordinário dirigido ao Supremo Tribunal Federal, prevalecendo à vitória dos ferroviários no Dissídio Coletivo de 2007.


No dia 07/02, o TST no novo julgamento, além de negar processamento do recurso da Empresa e ainda determinou o pagamento de uma multa de 10% sobre o valor corrigido da causa a favor do Sindicato.


O acórdão ainda não foi publicado na integra mas já tomamos conhecimento da decisão. Manteremos toda categoria informada com os próximos passos.

Principais conquistas do Dissídio de 2007, aos trabalhadores representados pelo nosso Sindicato encontramos o direito ao Abono de R$ 827,92 e do adicional de risco de vida de 15% para os trabalhadores da estação pelo período de vigência na norma coletiva até a data base de 1/09/2008.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

CAMPANHA SALARIAL 2011 / 2012

FOI DADA
 A LARGADA


Ontem, dia 7 de fevereiro, o Sindicato da Sorocabana participou da primeira rodada de negociação do ACT 2011/2012, no DRHS do Brás.

A reunião formatou o calendário da negociacão e estabeleceu o dia 31/03 como a data para o encerramento do processo, como também, decidiu  manter todas as cláusulas do acordo atual até o novo ser fechado.

O  Sindicato da Sorocabana, salientou a falta de compromisso da CPTM em cumprir diversos pontos do ACT, entre eles, o  programa bônus. Com a audiência marcada para o dia 11/02, a instituição aguarda o julgamento da ação ajuizada desde agosto de 2010, onde reivindica uma multa pelo descumprimento da  cláusula 069.
O Sindicato, garantiu que não aceitará a mesma atitude com o programa de participação de resultado, e afirmou que os critérios e pagamentos não estão condicionados à aprovação dos órgãos de Governo.

Aproveitando a oportunidade, o Sindicato solicitou uma reunião específica, visando discutir o novo PCS e REFER, questionando desde já a tabela salarial praticada pela empresa, especificando o piso salarial dos maquinistas, já que segundo informações,  estes possuem três salários diferentes para o cargo.

A empresa novamente alegou que, o atual PCS é o que está vigorando, pois, o novo ainda não foi aprovado. Diante disso,  o Sindicato finalizou cobrando que as negociações sejam feitas de forma transparente e objetiva, e que a comissão da empresa tenha autonomia para conduzir e trazer à mesa propostas que atendam as reivindicações da categoria.

Confira o calendário das reuniões de negociação:




2ª reunião dia 16/02/2011 (quarta-feira)
Das 9h00 às 13h00.
3ª reunião dia 03/03/2011 (quinta-feira)
Das 9h00 às 13h00.
4ª reunião dia 17/03/2011 (quinta -feira)
Das 9h00 às 13h00.
5ª reunião dia 31/03/2011 (quinta-feira)
Das 9h00 às 13h00.




LOCAL: SHELTON INN HOTEL – PLANALTO – Av. Cásper Líbero, 115, 2 andar, Centro – São Paulo – SP.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Esclarecimentos do Sindicato da Sorocabana sobre o Bônus


Esclarecemos que no dia 11/02 haverá uma audiência para julgar o descumprimento por parte da CPTM da cláusula 069 - Programa de Bônus firmada no ACT 2009 /2010.
O Sindicato da Sorocabana entrou com a ação na justiça em agosto de 2010 pleiteando a MULTA prevista no acordo coletivo, tendo em visa que a CPTM implantou o Programa unilateralmente sem o consenso de todas as partes envolvidas.

Apesar de ter sido feito, pelo menos da nossa parte, todos os esforços para a conclusão de um programa dentro do prazo e contemplando todas as expectativas tanto do lado da categoria quanto da empresa, a CPTM simplesmente ignorou e não reconheceu os direitos dos trabalhadores.
O descaso da Empresa com a categoria foi tamanho que este programa criado por ela e pelos órgãos de Governo unilteralmente não foi estabelecido dentro do prazo de 60 dias; os indicadores e metas não foram objetivos e atingíveis. Ressalte-se, a CPTM não foi transparente com os trabalhadores que só tiveram acesso ao Programa com ele já formatado e em andamento.

Sem contar com a matemática usada no pagamento desde a 1a parcela. Ninguém sabe dizer o que e como foi pago.
E para finalizar, até o momento, o crédito da última parcela não havia caído na conta de nenhum trabalhador. A CPTM alega não ter recebido autorização do Codec e PCS para efetuar o crédito, argumento que não pode prevalecer, uma vez que ficou consignado no ACT 2009 que o programa deveria ser negociado apenas entre Sindicato e Empresa.

Com tudo isto que foi citado acima, como o Sindicato poderia aceitar um Programa feito por uma Empresa que não respeita seus trabalhadores, não honra com seus compromissos e sempre quer impor apenas suas vontades?

Reforçamos mais uma vez que o Sindicato da Sorocabana não assinou nenhum acordo específico de bônus com a empresa e nosso posicionamento é sempre estar ao lado da categoria na luta dos seus direitos.

Assim que tivermos acesso ao resultado do julgamento informaremos à categoria.

Fonte da Imagem: gtcmossoro.blogspot.com