terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Um encontro de poucas pessoas, mas de imenso valor

A assembleia do SINFERP realizada na noite de ontem, na sede da entidade em Osasco, transformou-se em um proveitoso encontro regado a discussões francas e abertas entre os presentes. Falou quem quis, quando quis e como quis, na liberdade de expressão assegurada na pauta contida no informativo divulgado, e que convidava ferroviários de todas as linhas, assim como dirigentes de todos os sindicatos ferroviários de base.

Quanto aos sindicatos, presentes apenas dois representantes do Sindicato da Central do Brasil de São Paulo – Cavalcanti e Floriano – que lembraram as lutas por eles movidas junto a Éverson Craveiro no decorrer do difícil ano em curso, quando da prolongada negociação do ACT. Diante das medidas adotadas por Izac de Almeida em relação ao SINFERP, e a possibilidade de o SINFERP tornar-se o quarto sindicato ferroviário da base CPTM, Cavalcanti defendeu a necessidade de uma “categoria única”, mais do que a de um sindicato único.

O SINFERP apresentou o projeto maior da entidade, apontando para quatro frentes: o SINFERP Sindical, SINFERP Cidadão, SINFERP Cultural e SINFERP Político, pelo último entendendo as interfaces da entidade com partidos e centrais sindicais, preservando, porém, completa independência em relação a eles.

A nova correlação de forças foi discutida, bem como a necessidade de verdadeira renovação diretiva nos sindicatos de base, além das possibilidades de sucesso das oposições, lembrando que os sindicatos oficiais sustentam-se eleitoralmente pelo grande contingente de associados aposentados. Nessa medida, disse o SINFERP ser “a única entidade que pode ser disputada pelos ativos, pois, sem passivo histórico, não conta com associados aposentados”.

Da pauta anunciada, o SINFERP só não foi capaz de apresentar as suas contas. Isso se deveu ao fato de o tesoureiro do SINFERP - que migrou para apoiar a nova presidência do Sindicato dos Ferroviários da Sorocabana, junto a outros dois - ter com ele levado toda a documentação contábil do SINFERP e, apesar de solicitada por Éverson, não foi devolvida à entidade nem mesmo para ser apreciada pelos presentes na assembleia.

Apesar de fartamente divulgada a participação foi pequena. Quanto a isso, o SINFERP fica satisfeito por ter feito a sua parte, abrindo espaço para discussão sobre temas de grande relevância para o presente e futuro da categoria, e divulgado o evento por todas as formas que pode. Foi quem quis, participou quem quis, e do jeito que quis.


O SINFERP agradece aos participantes.