sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Mais um acidente?


Na tarde do último dia 20, foi registrado mais um acidente envolvendo a CPTM. Dessa vez, um adolescente de 14 anos foi atropelado por uma composição na linha 7 – Rubi.

A empresa informou que ele estava na linha férrea – local de acesso proibido, e que vem realizando campanhas educativas para inibir este tipo de conduta. Até o momento não temos informações sobre seu estado de saúde.

Que ele estava em local proibido é fato, mas o que ele fazia ali?

Claro que nos resta saber as circunstâncias, porém, é válido lembrar que é obrigação legal da empresa impedir literalmente que pedestres entrem na linha férrea, e isso vai além de campanhas educativas.

O mínimo a ser feito para evitar que esses números de acidentes continuem crescendo é a empresa exercer seu papel de agente fiscalizador, ou seja, o de impedir o acesso.

Um exemplo da falta de fiscalização e controle

Recém flagramos o carro de uma das empreiteiras que realizam obras de modernização na ferrovia, saindo do pátio localizado entre as estações de Osasco e Presidente Altino, e deixando aberto um dos portões de acesso restrito somente a funcionários.

Sem um fiscal por perto, a ferrovia ficou aberta a quem quisesse ter acesso às plataformas da estação, linha férrea, etc.

O que não dá para compreender é que a empresa tem um setor específico para cuidar disso. Portanto, não deveriam existir maneiras de burlar as normas de segurança, não é mesmo?

Talvez seja melhor, antes de tudo, a empresa começar a rever a sua atuação.

Por Camila Mendes