domingo, 15 de junho de 2014

Ferroviários ficarão defasados até quando?

As práticas dos sindicatos de ferroviários no acordo que acaba de ser celebrado, além de alimentadas pelo discurso míope e absolutamente equivocado de que dissonantes fizeram “uso político” do momento são agora, depois de desdobramentos da greve dos metroviários, regadas por um apelo paternal: preocuparam-se em preservar os empregos dos pais de família da ferrovia.

Como são bons! Limpam a negociação de uso político “dos outros”, e preservam os empregos de seus representados. O preço disso é a aceitação e acatamento das políticas ditadas pelos “patrões”, em troca da conservação dos empregos atuais e acompanhada de algumas migalhas.

Os três sindicatos adotaram a mesma política paternal, assim como os respectivos discursos. Criaram, finalmente, a tão desejada “unidade de ação”, permeada pela mesma política adotada em comum: isolamento dos descontentes e centralização do poder decisório, depois maquiada na forma “democrática” de assembleias controladas, e Isso tudo em nome da defesa paternal do emprego dos ferroviários. Lembrando que todo paternalismo tem caráter autoritário, e está posto o desenho.

Parcela de ferroviários agradece. Afinal, “pinga, mas tem”, “mais vale um pássaro na mão do que dois voando”, “antes pouco do que nada” e outras expressões bem conhecidas no repertório do comodismo e do conformismo, principalmente dos que têm mais tempo de casa e, portanto, mais tempo de hábito cultivando o passar do tempo na espera da sonhada aposentadoria.

Lamentavelmente, são pessoas nessa condição que majoritariamente ocupam cargos de direção nos sindicatos ferroviários. Nessa medida, errôneo dizer que representam a categoria. Elas representam apenas o próprio status quo. Ouve-se por ai: “precisamos conquistar aos poucos”, “não adianta lutar contra o mais forte”, etc.

Isso é facilmente encontrado nos comunicados dos três sindicatos, mas principalmente em seus representantes nas redes sociais, onde estão sempre presentes por meio de atitudes típicas de uma flagrante operação “abafa”, visando desmobilização e conformismo.

Que fazer? Remover os diretores de seus cargos? Em boa medida impossível. Necessário, porém, fazê-los repensar o papel dos sindicatos, e consequentemente o próprio papel deles. Afinal, essa possibilidade não está negada a ninguém.

Fato é que, mantida essa política paternalista adotada por todos eles, e não é difícil prever o que acontecerá com os ferroviários nos próximos anos. Alijamento da categoria do processo negocial, ênfase nas cláusulas denominadas sociais (uma vez que assistencialistas), baixo valor de conquista nas cláusulas econômicas, e o mais completo descuido com o que de fato interessa para o futuro de novas gerações na ferrovia – as carreiras e suas movimentações horizontais e verticais, inclusive com previsão de realocação interna em caso de extinção de postos de trabalho. O ferroviário está desaparecendo, sendo substituído por “terceiros”, e eles nem mesmo percebem. Impera a lógica do que “quando isso acontecer não estarei aqui”.

Terminada a negociação deste ano, e eles voltarão à mesmice de costume, isto é, ao nada, retornando apenas no início do próximo ano, quando da proximidade da data-base. Enquanto perdurar essa mentalidade e essa rotina que se arrasta por décadas, e iremos acumulando perdas sobre perdas, em todos os planos das relações de trabalho – ideológica, intelectual, tecnológica, social, econômica e profissional.
A vida econômica, social e política das nações não é a mesma na qual foram forjadas gerações anteriores. Nessa medida, adequam-se aqueles que de forma direta ou indireta influenciam em nossos destinos, ou estaremos irremediavelmente perdidos.