A Campanha São Paulo TREM Jeito promove, em 8 de agosto de 2012, mais uma atividade de interesse ao transporte de pessoas sobre trilhos: uma “Análise arquitetônica e urbanística das novas estações da CPTM, com “qualidade de metrô””. Qualidade de metrô está entre aspas por obra e arte do apresentador do encontro, o arquiteto MARCOS KIYOTO. Se o título da atividade parecer longo, poderá ser chamado deENCONTRO COM MARCOS KIYOTO, a exemplo do que fizemos com Paulo Roberto Filomeno (história da ferrovia no Estado de São Paulo), Peter L. Alouche (por que não VLT?) e Vicente Abate (projetos da indústria e das ferrovias no Brasil).
Neste encontro, Marcos Kiyoto apresentará uma leitura arquitetônica e urbanística das novas estações da CPTM, a partir da estação de Osasco, apontando suas inovações e limitações, e procurando mostrar possibilidades. Apresentará um panorama histórico das estações ferroviárias paulistanas, e também do planejamento da rede de transporte de passageiros de alta capacidade metropolitana. Uma análise crítica, portanto.
Um encontro importante, pois no momento em que se fala na “modernização” das estações da CPTM. Importante, também, agora que em vigor a lei federal da Mobilidade Urbana, que exige das operadoras e concessionárias a participação da sociedade em suas decisões.
Nosso sindicato não gosta das estações, e já publicou várias matérias sobre isso neste blog. Entende que são feias, nem sempre funcionais, e que pouco ou nada contribuem para o desenvolvimento das relações humanas de seus usuários e das comunidades a que servem.
Não será essa, necessariamente, a visão de Marcos Kiyoto, mas, a exemplo dos encontros anteriores, uma excelente oportunidade para o debate descontraído e franco entre os participantes.
A participação é gratuita, mas, por motivo de organização, o interessado deverá solicitar formulário de inscrição pelo e-mail sao.paulo.trem.jeito@gmail.com.
Participe. Sua presença é importante, e seguramente gostará de mais este Encontro.
Dia 8 de agosto – quarta-feira – das 19h30 às 22h.
Na sede social do SINFERP – Presidente Altino – Osasco (SP)