segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Fim de exclusividade do Banco do Brasil no crédito consignado


Imagem: appleiphonees.blogspot.com 
No último dia 11, foi publicado pelo Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional – IBRAC, o resultado do acordo firmado entre o Banco do Brasil e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE, onde a instituição bancária foi obrigada a abrir mão da cláusula de exclusividade que embutia nos contratos com órgãos públicos pela qual, os funcionários dessas administrações que recebem salário pelo banco, só podiam obter crédito consignado com a instituição.

O Banco tem o prazo de um mês a partir da data do acordo, para comunicar a decisão a todos os órgãos públicos com os quais possui contrato, incluindo a CPTM.

Desde janeiro de 2011, nosso Sindicato vem cobrando um posicionamento da empresa quanto a esta exclusividade com o Banco do Brasil, já que esta fere o direito do funcionário em escolher a instituição que lhe seja mais vantajosa.

Na última reunião sobre o assunto, em agosto deste ano, o Sindicato mais uma vez explanou sobre a questão jurídica abusiva desta exclusividade, e levantou a possibilidade de derruba-la através de uma liminar conjunta. Em resposta, a empresa explicou estar impossibilitada de negociar até 2016, por ser dependente do Estado.

Porém, diante da nova medida, a empresa não terá mais desculpas, e o Sindicato continuará a apoiar o fechamento de novos convênios de empréstimo consignado com outras instituições. Incluindo o Banco Alfa, com quem o Sindicato já entrou em contato e aguarda somente uma resposta da CPTM quanto à segurança oferecida da margem consignável, para efetivação de um convênio.

Por Camila Mendes