terça-feira, 30 de outubro de 2012

Ferroviários agora com olhos em 2014



O PT venceu as eleições municipais na cidade de São Paulo. Ótimo, pois rompeu a presença hegemônica do PSDB no governo do Estado e da capital. Se em dois anos o PT praticar uma administração compatível com as promessas de campanha, certamente será um forte concorrente nas eleições de 2014, ao governo do Estado de São Paulo. Que faça e bem feita a sua lição de casa, se 2014 estiver em seus planos.

Para os ferroviários de trens de passageiros, as eleições de 2014 são muito importantes, uma vez que a CPTM é administrada, no plano maior, pelo governo do Estado. Nessa medida, igualmente importante para os usuários desses trens, pois da visão, do carinho e dos cuidados do governo estadual dependem a quantidade, qualidade e segurança dos serviços a eles prestados.

Embora muitas pessoas coloquem em dúvida a nossa reiterada afirmação de independência partidária, essa é a verdade – não temos, enquanto instituição, nenhuma cor ideológica, partidária ou religiosa, e não apenas por força de estatuto, mas por convicção mesmo. Não temos, muitas vezes, nem mesmo na qualidade de pessoas físicas. Petistas nos acusam de serviçais do PSDB, e Psdebistas de uma invenção do PT. Não somos uma coisa e nem a outra, não queremos ser, não seremos, e tampouco estamos preocupados com o que pensam e dizem esses binários a nosso respeito. Queremos mais e melhores meios de transportes de pessoas sobre trilhos, mas com qualidade de vida e segurança para ferroviários e usuários, condições que o governo paulista do PSDB não atende.

Foi pelas mãos do PSDB que perdemos o controle sobre um imenso patrimônio de todos os paulistas – a malha ferroviária paulista. Também é pelas mãos do PSDB que o ferroviário, categoria histórica, em especial no Estado de São Paulo, está sendo substituído por trabalhadores não ferroviários, embora prestando serviços na ferrovia, pela prática do entreguismo ao setor privado. Quando um trem quebra no percurso, algumas vezes o usuário quer linchar o maquinista, ferroviário, mas não o trabalhador “genérico”, a serviço de uma empreiteira qualquer, e que cuida da manutenção dos trens. Evidente que não deve agredir a um e nem a outro.

O governo do PSDB, nessas quase duas décadas, de fato comprou trens novos, mas para circularem sobre a imensa semisucata representada pela falta de subestações de energia, de uma rede aérea envelhecida, de sistemas de comunicação obsoletos, de sistemas de sinalização precários, de uma via permanente nem sempre renovada, de manutenção entregue a não ferroviários, de estações envelhecidas mesmo quando reformadas, e de tratamento indigno da qualidade e da segurança que o usuário merece, ou deveria merecer. Não é verdade? Compare o leitor a CPTM com o Metrô. Duas empresas que prestam serviço de transporte de pessoas sobre trilhos, sob o comando de um mesmo governo, e com duas realidades tão distintas – para seus trabalhadores e para seus usuários. Classismo, indisfarçável tratamento diferenciado para públicos usuários do Metrô, em detrimento da massa usuária da CPTM.

Estamos falando disso faz tempo, e continuaremos falando.

O governo do PSDB conseguiu, em menos de um ano, o saldo de sete ferroviários mortos em serviço nos trilhos da CPTM, e todos por falta de medidas adequadas de segurança da parte da empresa. Cinicamente responsabilizou, e de imediato, os sete ferroviários pelas próprias mortes, antes mesmo de qualquer apuração de causas. Não sabemos até hoje quem está investigando, mas sabemos que o governador, do PSDB, extinguiu uma delegacia especializada em crimes contra a organização do trabalho, dois dias depois de um dos acidentes, no qual vieram a falecer dois ferroviários experientes, e que iria conduzir as investigações.

Nos acidentes com trens, dentre eles os que envolveram passageiros, o governo do Estado de São Paulo dispensou de imediato, antes também de qualquer sindicância, e por justa causa, os ferroviários envolvidos.

Estamos falando disso faz tempo, e continuaremos falando.

Por falarmos disso, e o tempo todo, o governo do Estado de São Paulo passou a perseguir dirigentes do sindicato, e conseguiu desalojar a entidade da sede social, em Osasco (SP).

Como se pode observar, não temos nenhum motivo para apreciar o PSDB. Isso, entretanto, não quer dizer que tenhamos motivo para apreciar qualquer outro partido, até mesmo porque, com os fatos acima expostos, e fartamente divulgados, não nos recordamos da presença de nenhum deles ao menos para perguntar: “O que está acontecendo, hein?”.

Diante desses “fatos”, nós, que já éramos independentes, nos tornamos ainda mais. Com a proximidade das eleições de 2014, entretanto, vemos a possibilidade de mudar esse estado de coisas. Não sabemos se poderá mudar para melhor com qualquer outro partido a frente do governo do Estado de São Paulo, mas do atual conhecemos as práticas, e não aprovamos.

O atual governo do Estado de São Paulo resolveu recuperar o tempo perdido em seus 20 anos de comando, e está investindo em melhorias na infraestrutura da CPTM. É verdade. É verdade, igualmente, que passou a fazer isso depois de nossa insistente campanha contra a nuvem de fumaça em torno dos trens novos, com a finalidade de encobrir os problemas existentes no sistema ferroviário. Está investindo pelo fato de não ter outra opção, depois de ser por nós emparedado. Vai investir mais, muito mais, pois os trens metropolitanos serão bandeira de campanha para 2014, e pela nossa continuada vigilância, em especial nos quesitos de segurança e qualidade dos serviços.

Nossas portas sempre estiveram abertas para quem tenha por desejo discutir ferrovia, mormente quando a serviço de passageiros. Não veio e não vem quem não quer. Continuam abertas a todos. Na verdade a quase todos, pois, depois das investidas do atual governo do Estado de São Paulo contra a entidade e seus dirigentes, elas, as portas, estão completamente fechadas para o PSDB, seus aliados e prepostos.

O governo do PSDB desalojou os ferroviários de sua sede. Em 2014, hora dos ferroviários desalojarem pelo voto o PSDB do Palácio dos Bandeirantes, pois pertence a todos nós.

Éverson Paulo dos Santos Craveiro – Presidente do SINFERP