quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Mais uma vez, CPTM tenta calar Sindicato



Na noite de quarta-feira – 10 de outubro -, nosso Sindicato reuniu-se com a categoria para discussão e deliberação quanto à reintegração de posse da sede social dos associados em Presidente Altino – Osasco (SP).  A assembleia foi realizada no Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco.

Dando início a reunião, o Sindicato pontuou mais uma vez os principais motivos  das tentativas frustradas da empresa de fazer recuar e desmoralizar a entidade.

Na sequência foi esclarecido aos presentes os termos do contrato da área concedida à categoria – onde foi construída a sede social -, como também os procedimentos jurídicos adotados pelo Sindicato em defesa dos investimentos feitos pelos associados diante da reintegração.

Em relação ao curto prazo para desocupação do imóvel, o Sindicato esclareceu que seria de 30 dias, conforme o contrato, eque durante todo esse período o departamento jurídico da entidade continuou trabalhando e fundamentando argumentosvisando reverter a situação. Porém, no dia 16 de setembro, sob o argumento de que estávamos criando óbices para deixar o local, um juiz concedeu liminar em favor da empresa, dando ao Sindicato apenas cinco dias para a desocupação.

Questionado por um participante se não havia sido feita proposta de acordo entre as partes, o Sindicato explicou que, diante da situação, enviou documento oficial à empresa, dizendo que cumpriria a liminar, porém, que necessitava de um prazo maior para desocupar o local. Em contrapartida, a empresa apresentou uma absurda minuta de acordo, onde nos concederia dez dias a mais para desocupação do imóvel, se concordássemos em não divulgar esse e outros fatos para categoria e imprensa, como também não discutir e concordar com tudo o que ela estabelecesse. O Sindicato repudiou a atitude da empresa e recusou-se a aceitar e/ou assinar o documento, que estará à disposição no site da entidade pelos próximos dias.

Nosso departamento jurídico peticionou e enviou a proposta da empresa ao juiz, juntamente com a não concordância do Sindicato. Em resposta, a empresa enviou um e-mail ao Sindicato, onde dizia que diante de sua recusa voltaria ao prazo inicial de cinco dias para desocupação do local.

A partir desse momento o Sindicato pesquisou e alugou imóvel, onde desde o dia 09/10 está funcionando a sua nova sede. Trabalhou muito nesses cinco dias e conseguiu salvar parte do investimento feito pelos associados - que será divulgado também pelos próximos dias -, assim que for possível concluir o levantamento dos valores, com toda a transparência que norteia as ações de nosso Sindicato.

Quanto ao processo, o Sindicato garantiu que ele continua em andamento, e que não vai medir esforços para reconquistar a maior parte do investimento feito pelos associados - os verdadeiros lesados pelas atitudes inconsequentes e anti-sindicaisda empresa.

Sobre nossa representação?

Outra medida adotada pela CPTM para tentar desmoralizar o Sindicato, e os representantes escolhidos pela categoria, foi postar em sua intranet em 09/10 um comunicado anunciando que o representante do Sindicato, das linhas 08 e 09, é o Dr. Rubens dos Santos Craveiro, fato conhecido de todos, e nunca refutado.

Porém, vale ressaltar que, no dia 31 de janeiro de 2012, foi enviado e protocolado junto a CPTM documento aprovado em assembleia geral realizada em 26/01/2012, onde a categoria elegeu uma comissão de negociação com poderes de representação sindical, aprovado e assinado pelo Dr. Rubens dos Santos Craveiro, que pessoalmente, durante a assembleia de quarta - feira (10), fez questão de reiterar.



Finalizando, o Sindicato lembrou aos presentes que a categoria deve permanecer atenta às futuras convocações da entidade, assim como aos seus informes.

Aguardamos sua visita para conhecer nossas novas dependências!

Rua Dona Primitiva Vianco, nº 600 Centro de Osasco.
Em cima do Banco Bradesco.

Por Camila Mendes