sexta-feira, 22 de março de 2013

Conheça a Ata de Reunião do sindicato com os Supervisores de Tração das Linhas 8 e 9


Em 11 de março de 2013 foram realizadas duas reuniões a pedido dos Supervisores de Tração das Linhas 8 e 9. A primeira às 11hs e a segunda às 15hs, com a finalidade de pontuar as divergências existentes e os problemas que atingem o setor.

Foi relatado por todos os presentes, independentemente do período da reunião, que a CPTM há tempos vem efetuando um processo de modificação e eliminação de algumas condições de trabalho, históricas do segmento.

Uma delas é a retirada do horário de compensação, e outra a eliminação do horário de compensação feita sem prévio aviso aos trabalhadores, e sem ao menos uma consulta ao Sindicato. Este fato ocorreu em 1º de Março do corrente ano, e no dia seis foi realizada uma reunião com a presença do Sr. Valter Bonezi representando a Gerência da área. Nessa reunião todos deixaram claro o descontentamento com tal situação, e que, como não havia intenção de mudança de posição por parte da CPTM, os trabalhadores iriam procurar o Sindicato para buscar solução para o fato, ao que o Sr. Bonezi consentiu, dizendo ser um direito dos trabalhadores.

O outro fato que está em estudo, para posterior implantação, é uma escala de revezamento (4X2X3X1), à qual todos unanimemente são contrários. Ficou claro para todos que o contingente ainda é insuficiente para implantação desta escala, mas também que, com alguns ajustes, a empresa pode implantar da mesma forma.

Há também o fato que foi implantado o horário noturno na escala atual (5X2) para os Supervisores que antes faziam o sobreaviso e atendiam plenamente as demandas do setor. Relativamente a esta questão foi relatada a impossibilidade de efetuar o intervalo de refeição entre a 4ª e 5ª horas da jornada, e que estas horas não são pagas como Horas Extras, mas computadas num banco de horas ilegal, e as horas são pagas da seguinte forma: para cada hora extra efetuada o trabalhador ganha apenas uma hora para a troca por folga, sendo este um franco descumprimento ao Acordo Coletivo de Trabalho vigente, lembrando que esta cláusula é histórica, e manda pagar cada hora extra trabalhada em cem por cento do valor da hora normal.

O sobreaviso foi modificado: antes ocorria de Quarta a Quarta e hoje inicia na sexta feira 22h30 e termina na Segunda Feira às 5h30.

As horas trabalhadas em feriados são pagas como horas suplementares, e não como horas extras.

Um fato importante ressaltado foi que o trabalho do Supervisor aos finais de semana e feriados prolongados ou emendados, onde todo o setor administrativo da empresa está de folga, torna-se inócuo pelo fato de que algumas tratativas dependem das áreas em questão e que estão temporariamente inativas.

É fato admitido por alguns dos presentes que a implantação do horário noturno teve aceitação da maioria por conveniência, e que agora as demais imposições começam a incomodar a todos, e por isto procuraram o Sindicato, ainda que tardiamente. È unânime a intenção de lutar pela manutenção da escala 5X2 e turno fixo de 40 horas semanais.

Por fim ficou consignado que esta ata seria enviada por e-mail a todos os presentes para análise, e com o compromisso de repassar aos demais que não puderam comparecer.