quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Ministério Público instaura inquérito para apurar irregularidades na CPTM


Inquérito civil foi instaurado pela Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social da Capital, para apurar irregularidades na gestão da CPTM.

No dia 18 último, nosso sindicato recebeu ofício da Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social da Capital, para conhecimento e manifestação nos autos, do inquérito que visa apurar irregularidades na ineficiência os administradores públicos responsáveis pelo  sistema de transporte metropolitano, para afastar os riscos aos usuários e funcionários, além da questão de investimentos e aplicação de recursos na CPTM. A nosso sindicato foi dado prazo de 20 dias para manifestação, e que será por ele cumprido, é claro, minimamente com a apresentação de dados e argumentos que corroboram com a demonstração da existência de riscos aos usuários e funcionários na CPTM.

A representação tem como autoria deputados estaduais do PT, na maioria das vezes sobre informações publicadas na imprensa, mas que, como sabemos teve nas denúncias ou reações de nosso sindicato sua principal fonte, em especial quanto à questão das mortes nos trilhos, da necessidade de investimentos na infraestrutura para assegurar qualidade e segurança aos usuários, das demissões de ferroviários quando de acidentes como forma de a CPTM ocultar seus verdadeiros problemas técnicos e operacionais, entre outros.

Dentre os questionamentos da Promotoria à CPTM estão:

As falhas rotineiras nos sistemas de segurança e sinalização, locomotivas em operação sem speed control, precarização da infraestrutura, condições de trabalho, ausência de planos para minimizar consequências de falhas, etc. Em resumo, questionamentos sobre assuntos cujas respostas nos tornamos especialistas.

Pois bem: estamos ampliando a participação, por intermédio de nosso sindicato, a todos os ferroviários que queiram se manifestar, garantindo o mais completo anonimato. Importante, porém, é que as informações se façam acompanhar de evidencias, para que possamos sustenta-las.

Os interessados devem fazê-lo junto aos nossos diretores, ou diretamente na sede da entidade.

Temos muito o que dizer sobre irregularidades na CPTM...