terça-feira, 12 de julho de 2011

Ferroviários realizam mobilização contra a privatização e precarização do transporte ferroviário

Amanhã ,quarta-feira(13), os ferroviários da CPTM, liderados pelo Sindicato dos Ferroviários da Sorocabana, estarão concentrados as 13h30 em frente da Catedral da Sé, de onde sairão até a sede da empresa, na Rua Boa Vista, para marcar presença na audiência pública que a CPTM irá promover. A audiência pública tem por finalidade legitimar a transferência dos serviços de manutenção dos trens para empreiteiras.

Ferroviários e sindicato entendem que a manutenção dos trens, dentro das dependências da empresa e com equipamentos da empresa, realizada por empreiteiras, representa uma ameaça aos interesses públicos.

No plano financeiro, não há necessidade de a CPTM contratar empreiteiras para executar as mesmas atividades da empresa, ainda mais dentro da empresa e com equipamentos da empresa. Além disso, ao transferir para as empreiteiras o poder decisório sobre compras, não resta dúvida que, visando maximizar lucros, elas irão praticar a aquisição de peças e de serviços “genéricos”. Nessa medida, a segurança dos passageiros estará sempre em risco.

No plano profissional, a manutenção praticada por empreiteiras é sempre realizada por trabalhadores “genéricos”, isto é, sem a formação, comprometimento e identidade profissional dos ferroviários – os “originais”.