Diante do atual cenário onde
ferrovia virou a palavra da moda, além de uma data festiva, tornou-se, sem
dúvidas, uma data para reflexão. Os trilhos tornaram-se uma ferramenta de
promoção dos governos que, em sua grande maioria, pouco se importam em investir
de fato na malha ferroviária.
Como se não bastasse sucatearem
nossa história, os atuais projetos são incabíveis e caros. Porém, fáceis vender
para imprensa, a fim de propagar melhorias a uma população cansada dos transtornos
sofridos dia-a-dia.
Sem querer minimizar tais
problemas, que sem dúvidas devem ser resolvidos, pouco ouço falar, em solucionar
os transtornos causados aos trabalhadores ferroviários. Estes, culpados muitas
vezes, pelas falhas de planejamento de seus superiores.
Porém, não quero me repetir, tornar-me
maçante, fazer criticas ou coisas parecidas com tudo que nosso Sindicato já vem
dizendo ha tanto tempo.
Apenas, quero relembrar quem realmente somos.
Maquina de Barbatanas de Isoladores de Rede Criada pelo Ferroviário Luiz Carlos Barreiros |
Uma categoria que se reinventou, criou de forma independente, coisas novas a cada dia e que apesar do descaso, luta pela manutenção da ferrovia e pelos que dela dependem – a população.
E a nós sindicatos e aos trabalhadores de todo país que, amanhã comemoram o seu dia (01 de Maio).
Foto Ilustrativa Fonte: fabiopestanaramos.blogspot.com |
Devemos a todos os ferroviários que, lado
a lado com outras categorias, tiveram participação significativa na criação do ministério do
trabalho e suas leis, como também, no direito a sindicalização em nosso país.
Nem preciso dizer que essas poucas palavras foram somente um resumo do nosso prazer em servi-los.
Ferroviários, muito obrigado pelo
passado de glórias, por um presente de lutas e pelo futuro, que graças ao seu
esforço, acreditamos que será melhor!