sexta-feira, 20 de abril de 2012

O encontro de hoje da Frente Parlamentar em Defesa da Malha Ferroviária Paulista




O encontro da Frente Parlamentar em Defesa da Malha Ferroviária Paulista, ocorrido nesta manhã na Assembleia Legislativa de São Paulo, contou, conforme anunciado, com a participação do Diretor de Relações Institucionais e Jurídico da ALL.

Desta vez houve presença um pouco maior de participantes (em torno de 80 pessoas), em especial de deputados, prefeitos e vereadores do interior.

Os poucos deputados da Frente presentes mostraram-se satisfeitos com a presença da ALL, uma vez que, no passado, a empresa recusou-se a atender a casa.

A ALL falou de investimentos, apresentou gráficos que atestam melhorias, e citou inclusive projetos de reativação de dois ou três trechos de interesse econômico para a empresa.

Trens de passageiros: a ALL diz claramente que trens de passageiros não são objeto da concessão. A empresa não é contra, apoia até onde for possível, disse, mas reafirma que não é objeto da concessão. Pode até ceder passagem em trechos sem interesse econômico para a empresa - para VLTs e trens turísticos -, mas nada falou (e ninguém perguntou) sobre devolver trechos.

Patrimônio histórico: de acordo com a ALL, os bens “não operacionais” - linhas desativadas, estações antigas, parte da sucata ferroviária, etc. – não são arrendados pela ALL. Dessa forma ficam sob a responsabilidade direta do DNIT, órgão do governo federal.

Economia paulista: os trens da ALL estão transportando o açúcar produzido no interior de São Paulo para o porto de Santos. A ALL diz ter criado uma empresa para operar com containers, de modo a que os trens transportem outros produtos paulistas, além de commodities.

Esses foram os trechos importantes. O restante ficou por conta de deputados, prefeitos e vereadores reclamando de problemas gerados pela ALL, mas apenas em seus municípios ou regiões.

Como se pode observar, a Frente Parlamentar não saiu do ponto inicial. Ter convidado o secretário dos Transportes Metropolitanos serviu apenas para todos saberem o que é sabido. Ter convidado a ALL serviu, além da novidade do DNIT, para saber o que todos já sabemos.

Na reunião anterior nosso sindicato sugeriu que fosse convidado o secretário dos Transportes do Estado de São Paulo. Fomos vencidos pela proposta de convite à ALL.

Bem, sabemos dos trens regionais que já sabíamos, que a ALL não vai operar trens de passageiros, e que por enquanto tudo fica mais ou menos na mesma.

A saber, agora, o que o governo do Estado de São Paulo pretende (de onde a ideia de convidar o secretário dos Transportes do Estado, e não apenas o metropolitano), mas isso não esteve e não está ainda na pauta.

O encontro foi encerrado sem pauta para o próximo. Já não estamos tão animados...