Desde seu surgimento em 1802, o trabalhador ferroviário enfrenta e supera desafios. Sua primeira vitória foi fazer de sua existência, uma das maiores conquistas técnicas da era industrial.
Em 1854, tiveram uma importante participação no crescimento econômico brasileiro e na integração da cidade de São Paulo com as demais cidades do estado que, com avanço do café, se viram obrigadas a investir na ferrovia. Esse momento foi crucial paraque a riqueza e expansão do estado deslizassem sobre trilhos e com ele, os ferroviários e as estradas de ferros.
A partir de então, passaram a demonstrar também sua importância no quadro político.Um grande exemplo foi às paralisações ferroviárias em 1930 que ajudaram na criação do Ministério doTrabalho e de leis de proteção ao trabalhador, como também regulamentação de Sindicatos por categorias profissionais.
Hoje, após ter passado por tantos desafios e vitórias que revolucionaram a história da sociedade brasileira, o ferroviário continua lutando para atender com eficiência e responsabilidade os mais de dois milhões de passageiros transportados por dia.
Nós do Sindicato da Sorocabana, temos orgulho em fazer parte dessa história.
Fica aqui, o nosso muito obrigado!
Parabéns Ferroviário!!!
Por Camila Mendes
Da Redação
Por Camila Mendes
Da Redação