segunda-feira, 18 de abril de 2011

Campanha Salarial : Novela da Proposta Econômica - CPTM enrola e não apresenta nada de significativo para a categoria


Ainda não foi desta vez que a negociação surpreendeu. Na rodada realizada dia 15/04, apesar da empresa ter prometido uma resposta definitiva sobre as cláusulas econômicas,
manteve a mesma posição dos anos anteriores. Não apresentou nenhuma proposta significativa para a categoria, como também solicitou a prorrogação das negociações para o dia  29 de  Abril.

Questionada pelo Sindicato, a CPTM alegou não ter uma posição oficial dos órgãos de governo referente aos itens econômicos, além daquele 1,75% que, foi dado como sinalização do CODEC, ou seja, IPC-FIPE de Janeiro e Fevereiro/2011, extensivo somente ao Auxílio Materno Infantil e Patrimônio/ Taxa de Ocupação  de Imóveis.

Manifestando seu descontentamento e discordância ao índice proposto, o Sindicato reiterou o pleito original da pauta de reivindicação da categoria e, concordou estender a data, desde que, sejam ratificadas as condições de fechamento do processo estabelecidas na 1ª reunião e, mais uma vez solicitou que sejam anexadas à ata, as cláusulas já consensadas.  O local e o horário da  próxima reunião serão confirmados pela empresa.

Quanto ao Empréstimo Bancário, ficou acordado que a empresa poderá manter e  processar o desconto na folha de pagamento dos empregados, desde que, os convênios com outras entidades financeiras sejam firmados pelos Sindicatos.  O item será mantido no ACT, porém, apresentará uma nova redação. Em  relação aos critérios e regras para aplicação deste item, será agendada uma reunião especifica com a  participação das entidades.


Por Camila Mendes
Da Redação