quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

CPTM confirma mais de 50 vítimas em acidente de trens em São Paulo


(foto Rafael Brito)

Até as 17h, 44 vítimas já tinham recebido alta médica; 7 seguiam internadas. 
Locomotiva de manutenção chocou-se com trem na Estação Vila Clarice.

Ao menos 51 passageiros se feriram no acidente entre duas composições na Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato), na manhã desta quarta-feira (15), segundo a assessoria de imprensa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O último balanço foi divulgado no final da tarde. As vítimas foram encaminhadas para atendimento a pronto-socorros da região por equipes dos bombeiros e do Samu.

Deste total de vítimas, 44 já tinham recebido alta e sete permaneciam sob cuidados médicos, de acordo com a CPTM, até as 17h desta quarta. Nenhum dos passageiros ainda internados corria risco de morte, segundo comunicado da empresa. O major Nilton Miranda, do Corpo de Bombeiros, havia informado, por volta das 11h, que duas pessoas tinham sofrido traumatismo craniano e que o estado de saúde delas era grave.

Segundo a nota, a “CPTM está apurando as circunstâncias desse acidente e até sexta-feira (17) divulgará os resultados da investigação”. Segundo a CPTM, um trem de manutenção bateu na traseira de uma composição que levava passageiros, às 8h50, na Estação Vila Clarice, na Praça Comendador Souza Cruz, na região do Jaraguá.

Falha humana

O secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo Jurandir Fernandes, disse nesta quarta-feira que uma falha humana causou o acidente envolvendo duas composições da CPTM na Linha 7-Rubi nesta manhã, em São Paulo.

 “Não houve falha técnica, não houve falha de sinalização. Infelizmente, houve falha humana”, disse Fernandes. Ele explicou que há indícios de que Centro de Controle Operacional (CCO), da CPTM, tenha autorizado o trem de manutenção a entrar no trecho da Linha 7, colidindo com a composição de passageiros que estava parada. “Não foi um erro solitário”, disse o secretário.

Fernandes informou que a conversa entre a maquinista do trem de manutenção e o CCO serão analisadas. A maquinista trabalha na CPTM desde 1998.

O acidente aconteceu no sentido do Centro da capital - a Linha 7-Rubi liga a região da Luz à cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo.

A circulação de trens, que estava sendo feita por única via entre as estações Jaraguá e Pirituba, foi normalizada às 11h10, na Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato).

Os usuários foram informados pelo sistema de som das estações e trens, além do Serviço de Atendimento ao Usuário e do site da companhia.

G! – 15/02/2012

Comentário do sindicato:

Desta vez o secretário foi melhor assessorado, pois poupou a todos da conversa da análise da “caixa preta”, por ele empregada no último acidente, como se trem fosse aeronave. Continua, entretanto, caindo no canto de sereia dos gestores da CPTM.

Toda falha é humana: falha humana na compra de equipamentos ultrapassados, falha humana na manutenção do tal “sistema” de que ele tanto se orgulha, falha humana na compra de CCOs que não se comunicam entre si, falha humana na compra e manutenção de sistemas de comunicação absolutamente inconfiáveis, etc. Falha humana na escolha e manutenção de gestores que não estão nem ai com absolutamente nada. Falha humana inclusive dele, que não acompanha de perto a farra das empreiteiras, das compras, dos estoques, etc.