terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Sindicato cobra posição da CPTM sobre os acidentes ocorridos no final de 2011

Em 18 de Janeiro, nosso Sindicato enviou um novo ofício à empresa reiterando sua participação nas sindicâncias internas anunciadas pela CPTM referente aos acidentes de trabalho ocorridos nos dias 27 de novembro e 02 de dezembro, que vitimou cinco trabalhadores.

Desde 06 de dezembro que a categoria e o Sindicato aguardam a divulgação dos horários e datas das sindicâncias, o que ainda não aconteceu.

O ofício enviado pelo Sindicato no dia 18/01, deu a empresa o prazo de cinco dias para que se fosse informado o andamento do procedimento e das investigações, sob pena de providências cabíveis a serem tomadas perante o Ministério Público.

Em resposta, a CPTM assegurou a participação do Sindicato nas sindicâncias conforme prevê o Acordo Coletivo, porém, não informou os dias e os horários das mesmas.


Interessante lembrar que durante a ascensão dos casos na imprensa, a empresa propagou que essas sindicâncias seriam prioridade para que fossem concluídas as investigações.

Investigações que, após a delegacia especializada em acidentes de trabalho ter sido extinta por decreto do governador dois dias depois do primeiro acidente (27/11/11), foram transferidas a polícia do Metropolitano e que até hoje, dois meses depois, os responsáveis não chegaram a nenhuma conclusão.

Nosso Sindicato reafirma o compromisso de não permitir que esses casos caiam no esquecimento, como parece ser a intenção da diretoria da empresa. Afinal, não prestam contas a ninguém e penalizam sem fatos concretos quem não pode mais se defender - os mortos.

Por Camila Mendes / Redação 

Confira os ofícios na íntegra