sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Ferroviários falam ao Jornal Viva Cidade - sobre a despedida dos trens da série 5000

Os famosos trens de Aço Inox - Francorrail UI 9000 – atualmente UI 5000, foram adquiridos em 1977 pela extinta FEPASA, a fim de atender o serviço de passageiros, que a cada dia exigia mais ofertas de lugares.

Em 1980, a composição passou a circular em uma das principais linhas da ferrovia, hoje conhecida como linha 08 da CPTM.  No inicio de novembro deste ano, o lendário trem foi substituído por novas composições, encerrando assim um marco na ferrovia paulista.

“A substituição da frota tem que ter, mas este trem foi um marco para modernização e foram modelos revolucionários das estações FEPASA. O TOP de linha da época. Para nós que acompanhamos sua chegada, até os dias de hoje, sem dúvidas vai deixar saudades", declarou um ferroviário da oficina de manutenção CPTM - durante bate papo realizado no Sindicato para o Jornal Viva Cidade de Barueri.

Sob o tema “Adeus ao Famoso Trem” - o jornal Viva Cidade, ainda destacou que composição ficou famosa “por ser a única, até hoje, a circular com doze vagões de passageiros, fato este que foi para o livro dos recordes (Guinness Book)”.

Por Camila Mendes