terça-feira, 27 de novembro de 2012

Depois de um ano, causas das mortes de ferroviários continuam sem o esclarecimento da CPTM


Há um ano, colegas e familiares dos ferroviários mortos em acidente ocorrido em 27 de novembro de 2011 - na linha 11- Coral da CPTM – esperam pelo resultado de sindicância da empresa, onde explique o que levou três experientes funcionários a perderem suas vidas nos trilhos.

Hoje, no primeiro aniversário da morte desses ferroviários, ainda não são claras as circunstâncias que causaram o acidente.

Na ocasião a CPTM apressou-se, antes mesmo de qualquer apuração preliminar, em atribuir às vítimas a responsabilidade pela própria morte, dizendo que não deveriam estar transitando pela via, depois de concluído o trabalho ao lado dela.

Ao que tudo indica, perante alguns órgãos públicos e veículos de comunicação, a versão da empresa prevaleceu. Dias depois do acidente o governador do Estado extinguiu a única delegacia especializada em acidentes de trabalho, e passou as investigações para a Delegacia do Metropolitano. Nada mais se sabe sobre o acidente depois disso.

O Sindicato não se conforma com as alegações e com a postura “escapista” da empresa, pois entende que alguns fatores anteriores geraram as condições para o acidente, dentre eles – a falta de comunicação entre acidentados, maquinista e CCO, falta de sinalização no local, e a simples ausência de um técnico de segurança que poderia ter evitado a tragédia.

Vale ressaltar que, diferentemente da empresa, desde o inicio o Sindicato fez um levantamento sobre o acidente, conversou direta e indiretamente com pessoas envolvidas, cercou-se de documentos, e apresentou sua versão aos ferroviários, órgãos públicos e veículos de comunicação, representando a memória dos colegas mortos contra as acusações irresponsáveis da CPTM, atitudes que a ele custaram e ainda custam represálias.

O Sindicato não desiste. Apesar das represálias, continua e continuará exigindo esclarecimentos da CPTM e dos órgãos públicos responsáveis pela apuração.


Não foi permitido ao Sindicato o acesso ao inquérito interno. A empresa continua escondendo os fatos a fim de se livrar das responsabilidades e fazer com que essas e outras mortes caiam no esquecimento.

Nosso Sindicato continuará fazendo o possível para reverter essa situação, até que os fatos sejam esclarecidos e os responsáveis pela tragédia sejam devidamente penalizados.


Matérias do Sindicato relacionadas a esse acidente


Por Camila Mendes