terça-feira, 6 de agosto de 2013

Conheça os resultados da Assembleia do dia 02

Durante assembleia realizada na última sexta-feira (02/08), em frente à Estação da Luz/SP, a categoria tomou conhecimento quanto ao andamento do processo de Dissidio Coletivo de Greve 2013, como também, conheceu o resultado do julgamento ocorrido em 31/07/2013 - referente ao Dissidio Coletivo de 2012. 

Em relação ao Dissidio de 2013, os ferroviários presentes esclareceram suas principais dúvidas, e decidiram juntamente com o Sindicato, quais os rumos a serem adotados diante da intransigência da CPTM em cumprir as decisões do TRT. 

Já sobre o julgamento do Dissidio Coletivo de 2012, foram apresentados os resultados da audiência, entre eles, o ganho de 15% - referente ao Adicional Risco de Vida para Estação, concedido aos ferroviários representados pelo Sindicato da Sorocabana. 

Quanto ao PCCS, foi informado o andamento dos trabalhos realizados pela comissão de discussão do plano, e mais uma vez, ressaltada a importância de todos participarem enviando sugestões aos eleitos. 

Foram colocadas também, para apreciação e deliberação da categoria, as ações que o Sindicato realizará em relação às denúncias do "PROPINODUTO" - nas obras de trens e metrôs. 

As ações deverão ser realizadas em conjunto com o Sindicato dos Metroviários e da Central do Brasil. Entre elas, está programada a distribuição de carta aberta à população e atos públicos. 

A assembleia continua mantida em caráter permanente, conforme a aprovação dos presentes. 

Representados do Sindicato da Sorocabana ganham em julgamento de Dissidio Coletivo de 2012 - 15% de Adicional de Risco de Vida para Estação 

No julgamento referente ao Dissidio Coletivo de 2012, ocorrido em 31 de julho, o Tribunal concedeu aos ferroviários representados pelo Sindicato da Sorocabana - o pagamento dos 15% de Adicional de Risco de Vida da Estação. 

Isso se deve ao fato que, durante as negociações de 2012, o Sindicato da Sorocabana, moveu um processo de Dissidio Coletivo Econômico Especifico em face de seus representados, pleiteando os 15%. 

O Sindicato aguarda agora a publicação do Acórdão, para que, dentro dos prazos estipulados, possa cobrar uma posição da empresa, e em caso de descumprimento, possa tomar juntamente com a categoria, as decisões que julgar necessárias. 

Sindicatos dos Ferroviários da Sorocabana e Central do Brasil, e dos Metroviários iniciam hoje (06) ações conjuntas contra as denúncias de corrupção nas obras de trens e metrôs.  

Reunidos na manhã da última sexta-feira (02/08), dirigentes do SINFERP, e do Sindicato dos Ferroviários da Central do Brasil, e dos Metroviários de São Paulo, criaram um cronograma de ações conjuntas em relação as denúncias de corrupção nas obras dos trens e metrô. Dentro da programação estão: a distribuição de carta aberta à população e atos públicos com usuários do sistema. 

Este mesmo cronograma foi apresentado aos ferroviários durante assembleia na tarde do mesmo dia (02/08/13) - para que estes pudessem apreciar e deliberar quanto às possíveis ações. 

Com a aprovação da categoria, na manhã desta terça-feira (06), nosso Sindicato iniciou a distribuição de uma carta aberta CONJUNTA à população, onde denúncia o desvio de aproximadamente R$ 780 milhões das obras de trens e metrô. 

No caso da CPTM, foi destacado o fato de que grande parte dos serviços prestados na empresa – manutenção de trens, trilhos, dormentes, rede aérea, segurança, limpeza, etc. – são realizados não por ferroviários, e sim por empresas terceirizadas, sem contrapartida em qualidade e segurança para os usuários.  
Entre outros, assina a carta: o Movimento Passe Livre. 

Os Sindicatos apontam onde o dinheiro desviado poderia ser utilizado em favor da ampliação da rede ferroviária e metroviária, e convocam a população para um ato público por um TRANSPORTE DE QUALIDADE - a realizar-se no dia 14 de agosto – a partir das 15h00, no Vale do Anhangabaú/SP.