sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Agente de segurança utiliza técnica de reanimação cardiopulmonar e salva a vida de usuário

A iniciativa do agente de segurança Rafael Isidoro Augusto, aliada ao treinamento de primeiros-socorros ministrado pela CPTM, foi determinante para salvar a vida do usuário Gervásio Soares Barbosa, de 78 anos de idade. Ele foi vítima de uma parada cardiorrespiratória quando viajava em uma composição na Linha 8 - Diamante [Júlio Prestes - Itapevi], no início de agosto. 

Desde 2008 na Companhia, o agente revelou que foi a primeira vez que participou de uma ocorrência desse porte. "No começo, fiquei um pouco assustado, mas depois que tudo deu certo, acabou sendo realmente muito gratificante, pois salvar uma vida não tem preço", disse.Rafael explicou que adquiriu o conhecimento de RCP [Reanimação Cardiopulmonar] há três anos, durante um treinamento de primeiros-socorros ministrado na empresa, mas que nunca havia colocado em prática.

As informações repassadas no treinamento foram essenciais para que ele atuasse de maneira satisfatória no atendimento da ocorrência. O usuário Barbosa confidenciou ao supervisor de Segurança Airton Silva da Rocha, que lhe fez uma visita alguns dias após a ocorrência, que o socorro salvou sua vida.

Foi o próprio médico, José Eliéser Couto, do hospital Sameb, de Barueri, quem havia dito isso. Ainda segundo Rocha, a vítima e seus familiares manifestaram um desejo muito grande em encontrar o agente Rafael pessoalmente para agradecerem a ele a vida que lhes foi devolvida. Os familiares disseram ter a consciência de que o agente da CPTM teve atitude de um profissional competente e que lhe serão gratos pelo resto da vida.

O salvamento

O agente Rafael contou que no dia da ocorrência, realizava, com sua equipe, o patrulhamento de rotina no trecho entre as estações Santa Terezinha e General Miguel Costa. No momento em que se encontravam na plataforma da Estação Santa Terezinha, receberam uma reclamação sobre poluição sonora no interior de uma composição e foram averiguar. Porém, quando os seguranças entraram no trem, alguns usuários começaram a gritar que havia um passageiro passando mal.

Ao se aproximarem, os agentes se depararam com um senhor, já desfalecido, que estava caído sobre a esposa, Maria da Conceição Dias Maciel, que estava desesperada. A vítima foi retirada da composição pelos seguranças e acomodada na plataforma da estação. 

Logo, Rafael percebeu que o homem não respirava e, além disso, não apresentava os batimentos cardíacos. Então, ele procurou aliviar as vias respiratórias da vítima, desabotoando suas roupas e, em seguida, iniciou uma massagem cardiorrespiratória. Minutos depois, o senhor recobrou a consciência, mas desfaleceu novamente.

Rafael, então, retomou a sessão de massagens até que o vitimado ficasse totalmente restabelecido. Após recuperar a consciência, o usuário foi encaminhado ao hospital. "Muitos usuários acompanharam admirados o desfecho da ocorrência e isso foi muito bom. As pessoas que lá estavam perceberam que a serviço da Segurança não é somente coibir delitos. Nosso objetivo também é ajudar os usuários", completou. 

Fonte e imagem : Site - CPTM / Assessoria de Imprensa