Após dez anos da denúncia feita pelo Sindicato da Sorocabana, no dia 25 de Agosto, a América Latina Logística, reativou o transporte ferroviário de carga entre Presidente Epitácio e Presidente Prudente.
Desativado desde Janeiro de 2008, por ser considerado de baixa densidade para o escoamento de cargas, o trecho, ganhou uma nova infraestrutura e seguirá até Paranaguá (PR) para distribuição de grãos (farelo de soja) nessas regiões.
Em nota à imprensa, a ALL declarou que “manteve a linha pronta para operação, realizando diversas manutenções no trecho, como troca de dormentes, pregação de linha, correções de geometria”.
Para o Sindicato da Sorocabana, isso deveria ter acontecido muito antes de interesses políticos no atual aquecimento do setor ferroviário. Em 2001, a entidade defendeu que o modal traria desenvolvimento econômico a região e menor impacto ambiental, por ser mais barato, gerar novos empregos e não poluir.
A tese também foi defendida pelo Procurador da República, Luís Roberto Gomes que, durante todos esses anos lutou pela reativação do trecho e teve grande participação nos resultados alcançados. Segundo ele, este transporte trará diversos benefícios à região, entre eles, o interesse de empresas para carga e descarga no trecho regional.
“Acredito que outras empresas procurem à concessionária (ALL) em busca de serviço, para que seja dada continuidade neta modalidade de transporte”, declarou, “Vamos até perceber uma redução no custo dos produtos como combustíveis se adubos”, finalizou Luiz Gomes.
A previsão da empresa é de transportar até o final do ano 30 mil toneladas de grãos.
Por Camila Mendes
Da Redação
Fonte: Jornal Impresso - O Imparcial