quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Pressão do movimento sindical impede votação de projeto de terceirização


Intervenções do presidente da CUT, Artur Henrique, e do secretário nacional de Política Sindical da CTB, Joílson Cardoso, impediram nesta quarta (19) aprovação de projeto que permite a terceirização em todas as áreas e em todo tipo de empresa, pública ou privada.

Para os sindicalistas, além das Centrais não terem sido consultadas sobre o tema, o parecer do relator, deputado Roberto Santiago (PSD-SP), amplia a precarização do trabalho no Brasil e é um retrocesso em relação à norma em vigor.

Consenso - Os dois sindicalistas passaram a manhã visitando gabinetes de líderes de bancadas, pedindo que atuassem para impedir a votação do parecer. Lembraram que, em 2009, por consenso, as seis Centrais Sindicais entregaram ao ministro do Trabalho Carlos Lupi um anteprojeto que, entre outras coisas, proíbe a contratação de serviços terceirizados na atividade-fim da empresa tomadora de serviços. Em fevereiro de 2010, o ministro enviou o anteprojeto à Casa Civil, onde está parado até hoje.

Reunião - Durante a sessão na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), os sindicalistas conseguiram o adiamento da votação. O deputado Sandro Mabel concordou em marcar duas reuniões de negociação – a primeira será na a próxima quarta (26), às 14h30, e todas as Centrais Sindicais e sindicatos patronais serão convidados a participar.

Fonte: Agência Sindical