terça-feira, 25 de outubro de 2011

Terceiro encontro preparatório para Conferencia estadual sobre Trabalho Decente (Artigo)

Na Foto Alessandro Viana Dirigente Sindical 
O objetivo dos Encontros é o de colher propostas para a Conferencia Estadual que se realizará em Novembro no Memorial da América Latina.

Os eixos temáticos principais da Conferencia são: Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho; Proteção Social; Trabalho e Emprego; e, Fortalecimento do Tripartismo e do Diálogo Social, em especial a negociação coletiva.

Apesar de ser um momento de suma importância para a discussão de temas de relevante importância, os encontros são abarcados muito mais por discursos que propostas.

Da mesma forma que os políticos, muitos Sindicalistas gastam a maior parte do tempo com discursos prontos e redundantes com pouca clareza e objetividade, como quem se esforça para cansar os “companheiros” participantes.

Penso que muitos Sindicalistas são políticos frustrados, pois ao tomar a tribuna e empunhar o microfone diante de uma platéia, um a um, repetem o ritual estafante de cumprimentar toda a mesa, enfatizar que é importante avançar nas conquistas e no diálogo com o Estado e as Entidades Patronais, discurso de em defesa das minorais, mas nada de objetividade e clareza.

Em termos de percentual do uso do tempo utilizado pelas entidades, dividiria em:
70% - apresentação (primeira parte do encontro); 25% - discurso ideológico; 3% - cafezinho; 2% - propostas;

Espero que a Conferência Estadual seja dotada de objetividade e clareza nas propostas e que consigamos avançar, e que o Sindicalismo desatole do lamaçal de redundância em que se encontra.

Calendário do Trabalho decente:

1ª Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente será realizada nos dias 24 e 25 de novembro de 2011 no Memorial da América Latina.
1ª Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente acontecerá em maio de 2012 em Brasília.

Propostas do Sindicato da Sorocabana apresentadas no encontro em Americana.

- Adoção da política do trabalho decente nos contratos firmados pelo Estado através das licitações;

- Elaboração de um dispositivo legal que viabilize o direito de greve nas categorias essenciais, num percentual em que os trabalhadores consigam exercer de forma satisfatória este direito constitucional;

- Resguardar aos Sindicatos o Direito de representação dos trabalhadores admitidos por empresas terceirizadas, que vieram a substituir ou complementar o quadro de trabalhadores de mão de obra própria nas empresas na sua base de representação sindical.

- Redimensionamento e reanalise do número de fiscais do trabalho nas Delegacias Regionais do Trabalho;

Por: Alessandro Viana – Diretor do Sindicato da Sorocabana