quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Encontro de Ferreomodelismo fará parte do calendário cultural oficial de Cubatão


O trem foi o grande personagem do último fim-de-semana em Cubatão, com a realização do 3º Encontro de Ferreomodelismo, evento que - segundo o secretário municipal de Cultura, Wellington Borges - será incluído no calendário cultural oficial do Município. A revelação foi feita sábado à noite, no Bloco Cultural “Dr. José Edgar da Silva”, durante a abertura do espetáculo musical que reuniu o conjunto Demônios da Garoa e a Banda Sinfônica de Cubatão e no qual foram executadas composições populares e clássicas alusivas àquele meio de transporte.

A Banda Sinfônica, regida pelo maestro Marcos Sadao Shirakawa, apresentou a peça “Orient Express”, composta pelo maestro britânico Philip Sparke - e que expressa uma viagem por via férrea, pela Europa -, e parte da "Tocata", de Villa Lobos, que também reproduz o percurso de um trem.

Depois, apresentaram-se os Demônios da Garoa, que encerraram - com direito a bis - sua apresentação com o já clássico samba de Adoniram Barbosa, “Trem das Onze”.
Entre a abertura, com a protofonia da ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes, e o encerramento, com o “Trem das Onze”, a platéia, que lotou as dependências do Bloco Cultural, viveu duas horas de encantamento musical - ao som dos clássicos executados pela Banda Sinfônica - e de alegria e descontração, com os sambas de Adoniram Barbosa, Ataulfo Alves e Noel Rosa, apresentados com a irreverência que já se tornou marca registrada dos Demônios da Garoa.

O grupo, com 68 anos de existência, é o mais antigo conjunto musical popular em atividade no Brasil e no mundo, segundo o livro de recordes Guiness. Conforme ressaltou o líder, Roberto Barbosa, da segunda geração de integrantes do grupo, a participação da Banda Sinfônica de Cubatão, acompanhando o conjunto, valorizou mais ainda a apresentação. Não à toa, após o bis final, Barbosa pediu aplausos especiais para o maestro Marcos Sadao e os músicos cubatenses.

Resgate - Para o secretário de Cultura, Welington Borges, a oficialização do Encontro de Ferreomodelismo é uma forma de se resgatar, para a memória cultural da Cidade, este importante meio de transporte, que, até hoje, tem papel influente no município. “Cubatão cresceu às margens da antiga ferrovia São Paulo Railway, a popular Santos-Jundiaí, que durante mais de meio século foi o principal meio de transporte, de cargas e pessoas, entre o município e o Planalto”, lembrou.

Segundo o secretário, o encontro deste fim-de-semana foi considerado, pelos integrantes da Associação de Ferreomodelismo de Araraquara, como o melhor realizado, este ano, em todo o Estado de São Paulo, tanto pelo número e qualidade das maquetes em exposição, como pelas atrações paralelas, o espetáculo musical e uma exposição de fotos sobre a antiga São Paulo Railway, ou Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, que cruza o município.

Hoje, pertencente à Rede Ferroviária Federal e limitada ao transporte de cargas, a ferrovia ainda é presença marcante no cenário urbano local. “São Paulo Railway - uma viagem no tempo” é o nome da mostra, que ainda pode ser vista no saguão do Paço Municipal “Piaçaguera”. As fotos foram feitas por Welington Borges, pela jornalista Ana Borges e pelo fotógrafo Carlos Felipe. Os textos são de Ana Borges.

Segundo Welington, a 4º Mostra de Ferreomodelismo de Cubatão já tem data e local: será nos dias 29 e 30 de setembro de 2012, no Parque Anilinas.

Miniaturas - A exemplo dos dois anos anteriores, a exposição de maquetes, locomotivas, vagões em miniatura e plastimodelismo – imitações em escala de pátios ferroviários – foi montada pela Associação de Ferreomodelismo de Araraquara, no Bloco Cultural. A mostra ficou aberta à visitação no sábado e domingo e causou admiração entre os visitantes, principalmente pelo realismo dos cenários.

O encontro é realizado pela Prefeitura de Cubatão por meio da Secretaria de Cultura, com o apoio da América Latina Logística (ALL), Clube Beneficente Amigos do Plastimodelismo (CBAP), Associação Ekos Radicais, Sindicato dos Ferroviários da Sorocabana, SHOPferreo e Frateschi.