Nosso Sindicato rejeitou na manhã de quarta-feira (28), a proposta da CPTM que trata exclusivamente das cláusulas pendentes de definição, conforme havia sido deliberado na 5ª rodada de negociação em 26/03/2012. A reunião convocada na tarde do dia 27, foi realizada na Associação dos Engenheiros e contou com a participação das demais entidades sindicais.
A começar pelo PPR – Programa de Participação dos Resultados 2012, a CPTM diz reconhecer a conquista da categoria. Portanto, elaborou uma proposta já entregue aos Órgãos de Governo em 26/09/2011 e informou que a empresa está aguardando um posicionamento a respeito, como também, afirmou que o assunto está em pleno andamento, e tão logo haja manifestação às entidades sindicais serão chamadas para tomar ciência dos termos do Programa.
A empresa entregou a cada sindicato uma cópia dos documentos citados. Questionada por nosso Sindicato sobre a falta de cópia da proposta do PPR, o qual quer apresentar em assembleia , a CPTM, informou que as propostas apresentadas pelas entidades sindicais foram analisadas e que a responsabilidade com seus empregados é evidenciada através da apresentação das documentações entregues hoje às entidades.
Nosso Sindicato informou que as entidades estão sendo benevolentes e que a categoria já poderia ter parado, como também, ressaltou que as metas não foram discutidas. Mais uma vez, nosso Sindicato cobrou transparência, solicitou a apresentação de toda a documentação que faz parte do processo encaminhado ao CODEC e declarou não poder apresentar em Assembleia apenas a cópia de um ofício.
Em relação ao Plano de Cargos e Salários - PCS a postura da CPTM não foi diferente. Primeiramente fez um relato histórico do plano e entregou a cada entidade sindical uma cópia de um ofício direcionado ao CODEC. Nosso Sindicato novamente solicitou a apresentação da tabela salarial e questionou qual PCS autorizou a empresa praticar movimentações horizontais e verticais, na sua estrutura salarial em 2011 e 2012. Como resposta, a CPTM respondeu que tais movimentações ocorreram com base no PCS de 1996.
Proposta econômica:
Foi apresentado pela CPTM o índice de 5,65% como proposta de reajuste salarial, sem ganho real, estendido ao auxilio materno infantil e patrimônio / taxa de ocupação de imóveis, mais vale refeição no valor de R$ 19,02 (dezenove reais e dois centavos) / dia, com 22 (vinte e duas) unidades mensais.
Nosso Sindicato, juntamente com as demais entidades, considerou que o índice oferecido fica aquém da expectativa da categoria, como também não representa o aumento real, desconsiderando todo o empenho dos empregados no crescimento da empresa. Portanto manteve o pleito da categoria de: 5,83% de reajuste salarial + 5% de ganho real.
Sobre o vale refeição, considera o valor oferecido insuficiente, já que não acompanha o aumento inflacionário dos alimentos e mantém sua proposta de R$ 22,00 / dia.
Os Sindicatos entendem que a proposta apresentada pela empresa , não tem fundamentos específicos quanto as pauta encaminhadas e aguardam uma nova proposta por parte da CPTM até o dia 09/04/12.
Fiquem atentos as convocações do Sindicato!
Sindicato e categoria – Nada pode ser mais forte!
Por Camila Mendes / Da Redação
Conheça a ata da 6ª reunião pelo www.sinferp.org.br