Propostas de Reajuste Salarial, PPR e PCCS são rejeitadas pelo Sindicato – Confira!
A CPTM apresentou na manhã de ontem (19), sua proposta de reajuste salarial. Em reunião com os Sindicatos, a empresa ofereceu um reajuste salarial de 4,60% (IPC-FIPE - Período de março de 2011 a fevereiro de 2012), já em relação ao aumento real, disse não ter até então nenhuma proposta para ser apresentada a categoria. O encontro aconteceu no CPOS/ Edifício Cidade I - Centro (SP).
Nosso Sindicato rejeitou a proposta apresentada e reiterou o pleito da categoria que definiu pelo maior índice de reajuste em 5,83% (ICV-DIEESE), e 5% de ganho real.
Em relação ao PCCS – Plano de Cargos, Carreiras e Salários, a CPTM informou que a empresa está desenvolvendo um programa desde 2007/2008 que já foi apresentado aos órgãos de governo, onde está em análise.
Nosso Sindicato aproveitou a oportunidade e questionou os critérios de movimentações realizadas pela CPTM para alguns empregados no final de 2011. Em resposta a empresa disse que se trata de uma questão de gestão combinado com a disponibilidade orçamentaria. Mais uma vez, cláusula não consensada.
Perguntado por nosso Sindicato em relação ao acordo especifico da PPR – Programa de Participação nos Resultados, a CPTM respondeu que o reconhece e está cumprindo. Nosso Sindicato questionou se a empresa também reconhece o ofício 029 enviado no dia 05 de dezembro de 2011 informando o resultado de assembleia geral extraordinária realizada em 29/11/2011, onde a categoria deliberou pelo não aceite da proposta da empresa, em face das divergências e que aguardava uma nova proposta antes do término do ACT vigente. A empresa disse através de um dos representantes que ,recebeu a correspondência e que vai se manifestar oportunamente, já o restante da comissão de negociação vai se inteirar do assunto , pois não tem conhecimento.
Relativamente sobre a PPR 2012, discutida no dissídio de 2011, a empresa disse que encaminhou aos Órgãos Governamentais uma proposta já de acordo com o prazo estabelecido pelo governo, e que assim que aprovado solicitará aos Sindicatos reunião para discussão de calibragem dos índices.
Em resposta a manifestação da CPTM na mesa de negociação, nosso Sindicato disse repudiar e discordar totalmente da prática adotada pela empresa e apontou divergências do Acordo Específico da PPR assinado entre Sindicatos e Empresa, aonde nas oito cláusulas existentes não existe nenhum pedido de autorização a nenhum órgão de governo. Nem mesmo de submissão ao mesmo, inclusive quanto ao pagamento de 2011, ao não pagamento da multa estabelecida no mesmo documento. Diante desse quadro, o Sindicato não aceitou as justificativas da empresa e a cláusula deverá ser revista na próxima reunião do dia 26.
Quanto ao benefício saúde, a CPTM não aceitou a proposta apresentada por nosso Sindicato que,solicitou registro em ata a recusa da empresa na participação das entidades representantes dos trabalhadores no estudo da licitação, como também lamentou o desrespeito por parte da empresa quanto a gestão sindical no que se refere a satisfação dos seus empregados à importante cláusula de benefício saúde e deixa claro que nos últimos aditivos não foi consultado de forma oficial quanto ao grau de satisfação dos atendimentos feito pela empresa Intermédica, o qual reputa péssima qualidade, inclusive com denúncias encaminhadas junto a ela e a CPTM.
A última reunião está agendada para o dia 26/03 e mais uma vez nosso Sindicato conta com a mobilização e união da categoria.
Fique atento as convocações do Sindicato!
Por Camila Mendes / Da Redação
Informações Gerais
5ª Reunião
Data :26/03/2012 (Segunda-Feira)
Horário: Das 09h00 às 13h00
Local : Auditório “A” do mezanino do Edifício Cidade I - CPOS
Confira a ata da 4ª reunião pelo www.sinferp.org.br