sexta-feira, 16 de março de 2012

Sindicato cobra transparência da CPTM durante reunião de negociação

Confira os resultados da 3ª rodada

Na manhã de quarta-feira (14), no Sheltonn In Hotel em São Paulo, nosso Sindicato esteve reunido com a CPTM para terceira reunião de negociação do acordo coletivo 2012/2013. Dando continuidade a última reunião do dia 06 de março, foram discutidas uma a uma, as cláusulas vigentes com ajustes de redação total ou parcial propostas pela empresa e pelos Sindicatos.

Ficaram consensadas as cláusulas: Ascensão Funcional Dirigente Sindical, Sindicato-Desligamento e Desconto, Reuniões de Acompanhamento, Desconto Confederativo Assistencial, Condições e Critérios Para Ocupação de Imóveis /Patrimônio da CPTM e Abrangência / Validade.

Entre as cláusulas que ficaram pendentes, está a que trata da extinção do salário de treinamento para maquinistas.  Embora a CPTM tenha aceitado o ajuste na redação da cláusula conforme sugerido por nosso Sindicato, para nós não houve cumprimento de acordo verbal efetuado no segundo dia de greve em 02 /06/2011, onde estavam presentes o presidente e alguns diretores da empresa, como também, o Secretario dos transportes Metropolitanos Jurandir Fernandes.

Nosso Sindicato afirmou ainda que, falta transparência nas negociações com a empresa já que esta não corrigiu tais distorções salariais. A CPTM justificou somente que a cláusula foi cumprida com a devida alteração, porém, ficará pendente até próxima reunião.

Outra questão levantada por nosso Sindicato é o fato da CPTM querer apresentar propostas de alterações de cláusulas no momento da reunião. Tendo em vista a dificuldade de analisar qualquer alteração somente no momento da reunião, mais uma vez reforçamos a necessidade da empresa enviar com antecedência aos Sindicatos as suas propostas de alteração de cláusulas, conforme previsto no próprio ACT vigente.

Fazendo referência à reunião passada em relação ao beneficio saúde, nosso Sindicato apresentou um e-mail encaminhado em 03/11/2011 às gestoras do contrato CPTM e Intermédica, cobrando providências em relação a caso envolvendo esposa de um empregado, submetida a uma cirurgia não realizada, devido a uma convulsão e risco eminente de morte durante a anestesia, onde a única providência por parte da empresa foi a de um pedido de desculpas.  Diante do novo questionamento do Sindicato, a CPTM alegou estar averiguando o caso e tabulando os dados disponíveis.

As demais cláusulas pendentes serão discutidas nas próximas rodadas, marcadas para os dias  19/03 e 26/03, a partir das 09h00, no auditório “A” do Mezanino do Edifício Cidade I – CPOS.

Informações Gerais 

Calendário das reuniões:
4ª Reunião 
Data: 19/03/2012 (Segunda-Feira)
Horário: Das 09h00 às 13h00
Local: Auditório “A” do mezanino do Edifício Cidade I - CPOS

5ª Reunião 
Data :26/03/2012 (Segunda-Feira)
Horário: Das 09h00 às 13h00
Local : Auditório “A” do mezanino do Edifício Cidade I - CPOS



Por Camila Mendes / Da Redação