quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Sindicato da Sorocabana e Delegacia de Trabalho investigam o acidente com o trem da linha 11 que matou o técnico Sergio Eduardo Batista de Oliveira

Foi instaurado inquérito para apurar homicídio culposo, segundo delegado.Sindicato vai investigar denúncia de falta de coletes para funcionários.


A delegacia de Acidentes de Trabalho começou a investigar o atropelamento de três trabalhadores da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O engenheiro Sérgio Eduardo Batista de Oliveira e os colegas Márcio Luis Alves de Souza e o espanhol José Julian de Dios Claramunt morreram na madrugada deste domingo (27), entre as estações Tatuapé e Brás da Linha Coral.
O engenheiro Cauê Gruber estava junto e sobreviveu. O pai dele, Helmut Gruber, contou que Cauê tentou salvar um colega. “Ele sentiu uma vibração no trilho, olhou para trás e viu o trem muito próximo. Só conseguiu gritar. Ainda conseguiu alcançar e colocar a mão em um dos rapazes e aí veio o trem. Ele feriu a mão porque o rapaz foi levado junto na colisão”.
Para apurar como tudo aconteceu, foi instaurado um inquérito na delegacia especializada em Acidentes de Trabalho. A CPTM diz que, depois de testar um novo trem, os quatro caminhavam sobre a linha, o que é proibido. A companhia diz que eles estavam sem os equipamentos de proteção, entre eles, o colete refletivo.
“Temos quatro pessoas que serão ouvidas imediatamente. Nós vamos apurar homicídio culposo”, afirma o delegado Archimedes Veras Junior. O Sindicato dos Ferroviários diz que já recebeu denúncias da falta de equipamentos de segurança para funcionários da CPTM. “Outros funcionários de outras seções pediram os coletes e não tinham no estoque, segundo eles. Nós vamos apurar isso”, fala o dirigente do Sindicato dos Ferroviários, Alessandro Viana.
A CPTM disse que os coletes estão à disposição dos funcionários que vão fazer um trabalho externo e depois são recolhidos. A companhia disse ainda que vai apurar porque as vítimas estavam sem os equipamentos de segurança.
Fonte : G1