quarta-feira, 11 de maio de 2011

CAMPANHA SALARIAL : Categoria rejeita proposta econômica apresentada pela CPTM


Na assembleia realizada segunda-feira dia 09, foram apresentadas e aprovadas pela categoria as 65 cláusulas já consensadas ao ACT, como também, a descabida proposta econômica da CPTM, mais uma vez rejeitada pelos ferroviários.

Depois de solicitar na sétima reunião de negociação um prazo maior para pleitear uma melhoranos índices econômicos, a empresa apresentou por e-mail, sua decisão em manter o reajuste de 1,75%, correspondente ao acumulado IPC-FIPE de Janeiro e Fevereiro/2011, extensivo somente para o Auxílio Materno Infantil e Patrimônio/ Taxa de Ocupação de Imóveis e ao Tíquete Refeição.

Outro ponto deixado novamente para trás, foi a do Plano de Cargos e Salários. Mesmo com as manifestações do Sindicato, a CPTM enrolou e não apresentou nada além do plano vigente desde1996, com algumas alterações que fogem totalmente da pauta de reivindicações.

Quanto à REFER, por se tratar de uma questão entre o Governo Estadual e o Governo Federal, a categoria terá de aguardar o resultado dessa discussão, porém, o Sindicato ressaltou que continuará acompanhando e cobrando uma solução independente do Acordo Coletivo.

Em relação a PPR, foi explicado que não poderia ser consensada no atual ACT, pois, já existe um acordo especifico para ele, cuja validade é de Janeiro a Dezembro/ 2011, o que torna inviável fazer alterações no mês de Março, porém, sessenta dias antes do seu vencimento será convocada uma assembleia para definição de novas regras e metas. O Sindicato também explicou que, o acordo específico tem as mesmas regras de um ACT, ou seja, pela Lei todos os recursos cabíveis a ele, caso
a empresa não cumpra suas cláusulas.

Diante deste quadro, o Sindicato juntamente com a categoria, decidiu apresentar para a empresa uma contra proposta que será encaminhada no dia 10 de Maio. O documento mantém o pleito da pauta de reivindicações, onde é exigido reajuste real de 5% extendido aos demais beneficios, um novo PCS com movimentação horizontal que equivale 3,5%, o adicional de risco de vida para o pessoal de estação e ticket no valor de R$ 19,00. O prazo final estipulado para a resposta da CPTM é
dia 13/05 (sexta-feira).

Para finalizar, foi agendada uma nova assembléia para o dia 16/05 (segunda-feira). A entidade conta com participação de todos os ferroviários, para pressionar e não permitir que a empresa e o governo nos enrolem mais uma vez.

Chegou a hora! Todos à assembleia!

Dia 16/05, segunda-feira, às 17h30 na Sede Social do Sindicato.
Rua Reverendo João Euclides Pereira, 29 – Presidente Altino / Osasco.
Participe! Não vamos permitir que a empresa e o Governo nos enrolem mais uma vez!

*** EM BREVE BOLETIM INFORMATIVO ***


Por Camila Mendes
Da Redação