terça-feira, 10 de maio de 2011

TREM não é passado. É Presente, é futuro!


Além da negociação coletiva, o Sindicato inovou e este ano deu inicio a outros projetos de interesse dos ferroviários e da população, dentre eles, uma campanha intitulada "São Paulo TREM Jeito", uma reedição da campanha "Brasil TREM Jeito".

O objetivo inicial da campanha é trazer a questão do transporte de pessoas sobre trilhos para debates e discussões juntamente com a população, e dentro deste contexto a ferrovia e o trabalhador ferroviário como solução para a caótica situação do trânsito, redução dos níveis de poluição (sonora e do ar) gerada pelo excesso de veículos, e como condição de melhoria de qualidade de vida aos cidadãos metropolitanos.

A campanha é desenvolvida através de encontros e palestras promovidas pelo Sindicato, com recursos de multimídia, seguidas de discussões e debates com os participantes, patrocinadas por entidades sociais e organizadas (associações de moradores, associações de usuários, sindicatos de trabalhadores, igrejas, universidades, etc.) sem nenhum custo.

O que tem sido feito?


Em 16 de Janeiro, foi criado o BLOG "São Paulo TREM Jeito"sem bandeiras partidárias, com o objetivo de divulgar e defender os interesses dos ferroviários e de usuários do transporte de pessoas sobre os trilhos.

Em três meses de existência, o BLOG teve mais de dezoito mil acessos, além de receber e-mails de dúvidas e sugestões de ferroviários e usuários da ferrovia, tornando-se uma referencia para imprensa, para lideres políticos e entidades da sociedade cívil.

A partir de então, o Sindicato passou a ser convidado para debates e discussões, onde apresentou seus argumentos em favor de investimentos na ferrovia e no trabalhador ferroviário.

Um exemplo disso, foi a apresentação feita em audiência pública, na Assembleia Legislativa de São Paulo, onde os ferroviários fizeram valer a sua voz diante das principais autoridades políticas do estado.


Por onde mais andamos? Acesse: http://saopaulotremjeito.blogspot.com/


Por Camila Mendes
Da Redação