terça-feira, 14 de junho de 2011

94% dos pisos salariais reajustados acima da inflação

Imagem: sinerhia.com.br
Estudo do Dieese divulgado hoje mostra que, no ano passado, quase a totalidade dos pisos salariais foram reajustados em percentuais iguais ou acima da variação da inflação. A instituição diz que foram observados aumentos reais em cerca de 94% dos pisos salariais e reajustes iguais ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) - indicador normalmente utilizado como parâmetro nas negociações salariais - em 2%. Apenas 4% dos pisos salariais analisados foram reajustados em percentuais inferiores ao INPC, de acordo com o estudo.
- Mais da metade dos reajustes dos pisos salariais concentrou-se nas faixas de ganho entre 2% a 6% de aumento real, com especial destaque para a faixa de 3% a 4% acima do INPC-IBGE. Também há de se destacar a elevada ocorrência de reajustes com ganhos reais acima de 8%, que representam cerca de 13% do painel analisado – diz o estudo.
Segundo a instituição, na análise dos reajustes por setor econômico, todos apresentaram ganhos reais em mais de 90% dos pisos salariais considerados.
- O destaque fica para o setor rural, no qual todos os pisos analisados tiveram aumento acima da inflação. Quanto aos reajustes iguais à variação do INPC, o setor de serviços foi o que apresentou a maior concentração – ainda assim, apenas em cerca de 5% dos pisos. Com relação aos reajustes insuficientes para recompor a inflação, a indústria e os serviços apresentaram percentuais muito próximos: 4,5% e 4,2%, respectivamente – informa a pesquisa.

Fonte : Site G1