quinta-feira, 2 de junho de 2011

Uma greve que também nos causa dor

Recebemos vários e-mails e telefonemas, de visitantes do blog São Paulo TEM Jeito - e que são usuários da CPTM - reclamando dos transtornos criados pela greve da categoria que este sindicato representa, neste momento em curso.

A todos registramos nossas desculpas, mas ao menos queremos fazer ver que esse foi nosso recurso extremo contra a intransigência da CPTM e do Governo do Estado de São Paulo.

Temos consciência dos problemas que causamos quando interrompemos nossos serviços? Claro que sim, motivo de fazermos da greve o limite extremo de nossos esforços negociais.

Insensíveis, nesse caso, foram a CPTM e o Governo do Estado de São Paulo, que insistiram em impor aos ferroviários um índice de reajuste salarial abaixo da inflação do período, coisa com a qual não se preocuparam quando do reajuste das tarifas imposto aos usuários.

Da mesma forma que luta pelo modal (transporte de pessoas sobre trilhos), pelos direitos dos usuários, o sindicato luta também pelos direitos dos ferroviários. Pena que esses interesses nem sempre coincidam de modo a atender aos desejos de todos ao mesmo tempo.

Continuamos, entretanto, confiando que São Paulo TREM Jeito, e mantemos a disposição dos usuários a CAMPANHA, na certeza que também eles devam lutar por trens metropolitanos de boa qualidade e farta quantidade.

Incentivamos para que formem associações de usuários - inclusive enquanto bandeira de seus sindicatos de classe - e nos colocamos a disposição para ajudar a todos os interessados, sem nenhum custo, em empreendimentos dessa natureza.

O que não dá para aceitar é que usuários de trens metropolitanos sejam tratados como passageiros de segunda classe, e nem que os ferroviários sejam tratados como trabalhadores de segunda classe.

Vamos interromper esta greve tão logo tenhamos atendidas as nossas reivindicações, que são legítimas, mas estamos à disposição de todos os usuários que queiram formar organizações na defesa de seus direitos de cidadania junto a CPTM e ao Governo do Estado de São Paulo.

Éverson Paulo dos Santos Craveiro – vice-presidente do Sindicato dos Ferroviários da Sorocabana.