terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Ferroviários rejeitam proposta de minuta do PPR apresentada pela CPTM


No último dia 29, o Sindicato e a categoria estiveram reunidos em assembleia na sede social de Osasco (SP), com o objetivo de prestar esclarecimentos aos ferroviários quanto ao andamento do processo de renovação do Programa de Participação de Resultados (PPR - 2012), como também analisarem e discutirem a proposta de minuta apresentada pela CPTM. 

O Sindicato apresentou um por um dos indicadores, sendo 5 técnicos e 1 individual de Assiduidade. Destes foram discutidos e analisados os pontos negativos e positivos.

Quanto aos indicadores técnicos, os ferroviários presentes rejeitaram os dois últimos itens referentes ao custo para carro que mede o valor unitário de produção de serviço calculado em função dos carros /quilômetros realizados, apurado por meio da relação entre o custo da prestação do serviço de transporte de passageiro e a somatória do carro/km produzidos no mês, como também o índice de Passageiro Quilômetro por Carro (IPK-C) que mede a eficiência econômica do serviço e é expressa pela quantidade de passageiros transportados por quilômetro e por carro.

Para estes indicadores, a categoria e Sindicato sugerem como proposta substitui-los pelo indicador de Passageiros Transportados - PQE, multiplicado por 0,001 e dividido por Quadro de Pessoal Efetivo e pelo indicador setorial IOS – Segurança Público Operacional que, faz a divisão pelo número de passageiros transportados  considerando os amortecedores e ocorrências externas que possam interferir nos resultados.

Em relação ao indicador individual de Assiduidade, a categoria aprovou a proposta de acrescentar nos critérios do Programa as cláusulas do atual ACT que tratam da liberação justificada de empregados como atestados médicos, liberação para acompanhamento familiar, licença maternidade, férias gestante e aleitamento materno.

Todas as deliberações da categoria serão apresentadas a empresa através de ofício. Os ferroviários aguardam uma nova convocação do Sindicato.

Confira na íntegra o ofício enviado pelo Sindicato à presidência da CPTM: 





Por Camila Mendes / Redação