quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Os Profissionais e os Babacas (Artigo)

Imagem: rosenthal.com.br
Na ultima sexta-feira, 02 de Dezembro, logo após outro acidente que tirou a vida de mais dois trabalhadores com mais de 30 anos de Ferrovia cada, os ferroviários que acompanharam as notícias pelos jornais, ficaram perplexo com as declarações do Senhor Evaldo José dos Reis Ferreira, “Gerente Geral de Manutenção” onde este afirmou que o acidente ocorreu por culpa dos dois trabalhadores que andavam sobre a Via.

Eu estive no local juntamente com meus companheiros do Sindicato e em nenhum momento pude constatar a presença do referido “Gerente” no local onde se deu o fato, e pelo que pude perceber suas entrevistas foram dadas da Estação de Barueri.

Em relação às suas declarações, o Senhor Evaldo afirmou que a inspeção na Via deveria ser realizada pelos trabalhadores andando ao lado desta, informação absurda, pois mesmo para um leigo em ferrovia, não há como examinar uma via não estando sobre ela.

Além do mais o acidente ocorreu numa curva com via elevada e desnível em ambos os lados onde que, mesmo que quisessem não conseguiriam andar ao lado e na distancia dita pelo “Gerente” Evaldo.

A postura “testa de ferro” é comum entre vários gestores da CPTM, afinal assumem (ganham) estes cargos de confiança e recebem altos salários para tal, mas imputar culpa a quem não pode se defender, transcende, e muito, a ética moral e profissional.

O governo do Estado de São Paulo tem que escolher, se quer que a CPTM seja uma empresa construída por Profissionais ou por Babacas, pois os Profissionais estão sucumbindo aos Babacas.


 Por Alessandro Viana 
Diretor do Sindicato da Sorocabana