quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Tragédias precedidas de avisos (Artigo)

Na foto: Rogério Pinto Dos Santos
Dirigente Sindical 
Infelizmente novamente ocorreu mais um acidente de Trabalho, onde nossos colegas perderam a vida buscando o sustento para a família.


Infelizmente as Empresas de um modo geral tentam se eximir da responsabilidade dos acidentes imputando-os a aqueles que faleceram, aqueles que não tem mais como se defender, mas nesse acidente houve um sobrevivente, alguém que pode defender aqueles que não podem mais se defender então devemos apoiar e fazer de nossos colegas e amigos mártires de um sistema voltado para a produção sem a proteção dos trabalhadores.


Todas as tragédias são precedidas de avisos, por mais surpreso que fiquemos os avisos sempre estão a nossa frente, e nesse caso não foi diferente, a diferença é que perdemos amigos.


Por mais que a empresa argumente se eximindo das responsabilidades é bom deixar bem claro que não existe fatalidade,  o que existe é a irresponsabilidade daqueles que deveriam agir com respeito a vida dos profissionais, e que simplesmente se omitem e se escondem atrás de planilhas de custos, na sombra das metas, ou mesmo na sua total incompetência de gestão, cabe a nós investigar a fundo todos os fatores que contribuíram para a tragédia.


Manifesto com o meu pesar pela morte de nossos colegas, pelos trabalhadores, pelos pais de família, pelos homens que buscavam sobreviver em meio as dificuldades laborais existentes em nosso meio.


Meus sentimentos aos Amigos Ferroviários da CPTM.


Saudações


Rogério Pinto dos Santos
Dirigente Sindicato da Sorocabana