sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Sócrates é mais Negro do que Pelé (Artigo)

Homenagem atrasada ao Dia da Consciência Negra e ao Doutor Atleta Sócrates.



Caro Leitor Amante de Futebol,

Operário Ferroviário,

Individuo sensibilizado com as questões de Direitos Humanos, Trabalhistas e de ir e vir,

Caro Cidadão.

Como não me manifestei sobre o dia da consciência negra e sensibilizado pelo falecimento do Atleta Doutor Sócrates, quero compartilhar com vocês o meu pesar e minhas observações. 


Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira tinha raízes no Ceará e nasceu em Belém. Aos dezessete anos, ingressou na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e conciliava suas atividades futebolísticas onde se profissionalizou em 1973 e se formou médico em 1977.


Um aspecto muito importante de seu comportamento era sua inquietude em relação às questões políticas, direitos humanos e democracia.
Um detalhe em especial que, sempre me deixou impressionado, era gesto de Sócrates em comemorar um Gol com o braço levantado, punho fechado e às vezes, cabeça baixa.

Este gesto tão importante foi o mesmo feito nos Jogos Olímpicos de 1968 realizados na Cidade do México entre 12 e 27 de outubro de 1968.


Foi à imagem mais marcante desta Olimpíada, tornando-se um ícone fotográfico dos anos 60, proporcionada pelos dois atletas negros norte-americanos Tommie Smith e John Carlos, ouro e bronze nos 200 metros rasos que, após receberem suas medalhas no pódio, levantaram seus braços esticados com as mãos cobertas por luvas negras e punhos fechados (saudação "Black Power" do partido revolucionário negro dos Panteras Negras), em protesto pela segregação racial e apoio aos movimentos negros em seu país. Enquanto o hino nacional de seu país tocava no estádio, abaixaram suas cabeças.

Após seu ato, transmitido ao vivo pela televisão para o mundo, os dois foram expulsos da delegação americana e da vila olímpica.

O que é menos conhecido sobre o protesto dos dois atletas dos EUA é que o segundo colocado na prova, o australiano Peter Norman, apoiou o gesto de ambos, carregando consigo no pódio uma insígnia do Olympic Project for Human Rights, organização que repreendia o racismo.

Foi também Norman quem sugeriu que Smith e Carlos dividissem o mesmo par de luvas, o único disponível no momento, razão pela qual o primeiro ergue o braço direito e o segundo, o esquerdo. O australiano foi muito criticado em seu país natal, onde ainda ocorria legalmente a segregação da população aborígene, medida a qual ele se opunha. Norman sempre demonstrou orgulho pelo que fez.

Caro leitor, coincidência ou não as datas dos fatos, permitiu ao Doutor sensibilizar-se pela questão por causa de suas raízes nordestinas, sua vocação médica, seu engajamento democrático, sua liderança democrática no clube onde se destacou e nas diretas já, simplicidade e estilo.

Hoje temos desesperadamente em rede nacional o REI do FUTEBOL compactuando com o senhor, Joseph Blatter, presidente da FIFA que, não há racismo no futebol.

Que vergonha ele deve ter causado em Nelson Mandella. Afinal, a maior prova viva dos crimes contra a humanidade é os atuais conceitos de Direitos Humanos, que vergonha e constrangimento ele causou em todas as pessoas que lutam contra qualquer tipo de preconceito, artistas como Peter Gabriel com sua canção BIKO faz o mesmo gesto que Sócrates, Tommie, John e tantos outros que contribuem.

Os Órgãos Internacionais como a UNICEF, ONU, AMNESTY INTERNATIONAL, CRUZ VERMELHA, dentre outros que fazem uma verdadeira cruzada em tentar prover acalanto aos desesperados por todo o planeta.

O REI presta uma falta universal de serviço quando tenta se posicionar, acredito que ele nem saiba mais o que ele vê quando se olha no espelho.

As questões discriminatórias se transferem para o ambiente de trabalho passam pelas relações de trabalho quando temos cargos de confiança, condições de trabalho degradantes, salários diferenciados para mesmas atividades, estacionamentos demarcados com placas a empresa se torna Feudo de alguém ou propriedade privada de alguém. O preconceito existe para quem sente, por isso tão difícil que as autoridades sejam enérgicas com questões neste âmbito.

Sócrates é mais Negro que o REI, é mais democrático, participativo, mais real, é como um de nós que toma todas para esquecer seus fantasmas, suas angústias, sofre com o sofrimento humano e não se cala diante das injustiças.

Esta é uma forma de Saudar o Dia da Consciência Negra abraçando a todos contra os preconceitos e engajados nas causas dos Direitos Humanos e melhoria nas relações de trabalho.

Abraços a todos!


Luís Carlos de Moraes (Neto)

Dirigente Sindical