Em entrevista ao Jornal da Tarde neste Sábado (03/12), nosso Sindicato através de seu Vice-Presidente Éverson Craveiro, declarou que não havia sinalização obrigatória no local do acidente além, de outras falhas.
Entrevista:
Jornal da Tarde : O que teria causado o acidente?
Sindicato dos Ferroviários da Sorocabana : Ainda é prematuro dizer. Vamos fazer uma investigação paralela à da empresa e encaminhá-la para a polícia. Mas hoje, no local, já constatei algumas falhas graves.
JT: Quais?
Sorocabana: Pelas normas de segurança, para qualquer manutenção na via é preciso haver uma equipe de sinalização, com bandeira e apito para avisar tanto o maquinista quanto os funcionários que estão trabalhando. O que não havia no momento do acidente.
JT: O senhor acha que houve falha de comunicação ?
Sorocabana: É outro ponto que vamos investigar. Quando há manutenção na via, os funcionários abrem uma ordem de serviço. Ninguém avisou o maquinista do trem?
O Outro lado
O Jornal da Tarde também falou com Evaldo José Ferreira, Gerente - Geral de Manutenção da CPTM.
Jornal da Tarde : Eles deveriam estar sobre os trilhos para este serviço?
Edvaldo José Ferreira : Para esse trabalho, o procedimento é caminhar ao lado das vias, fazer a inspeção visual nos trilhos e anotar as irregularidades, que depois serão corrigidas por equipes de manutenção.
JT: O Sindicato diz que outras duas pessoas deveriam fazer a sinalização com apitos e bandeiras. É assim mesmo?
Edvaldo: Para esse tipo de trabalho não precisa de sinalização, por ser parado em um ponto de ferrovia.
JT: Os operários não deveriam ser alertados sobre a mudança do sentido do trem?
Edvaldo: Todos os funcionários têm a consciência de que os trens podem circular nos dois sentidos.
Jornal da tarde - Sábado, 03/12/11
Comentários:
Reparando na primeira resposta dada ao senhor Edvaldo ao JT, gostaria de convidá-lo a me esclarecer como se é feita uma inspeção VISUAL em trilhos, fora dos trilhos?
Camila Mendes Calisto
E-mail: milmendes3112@hotmail.com